Estressa causa cansaço e fadiga
“Um estudo publicado no The American Journal of Medicine mostrou que a fadiga era uma das queixas físicas mais comuns em pessoas que buscavam atendimento médico ambulatorial. Apenas 2% delas tinham causas físicas. Os outros 98% eram associados ao estresse e a problemas emocionais (ansiedade e depressão)”, fala Armando das Neves Neto, psicólogo do Hospital Beneficência Portuguesa (SP).
Quando constante, baixa as defesas imunológicas e a capacidade de recuperação (catabolismo). O cansaço vem. E fica. Além da fadiga, taquicardia, tremor, suor excessivo, ansiedade elevada, insônia, “brancos” de memória, irritabilidade e dores musculares são comuns nesses casos.
Tratamento: adotar hábitos saudáveis é fundamental para que o organismo se torne mais resistente ao problema. O apoio psicológico também se faz necessário nas fases mais avançadas da doença.
Fonte: Corpo a Corpo
|
Blog do Prof Armando Ribeiro. Professor de Saúde Integrativa / Psicologia. Consultor organizacional especializado em Gestão do Estresse, Bem Estar e Qualidade de Vida no Trabalho. Pioneiro na discussão das Práticas Integrativas e Complementares (PIC) em Psicologia (Terapia Cognitivo-Comportamental) e Saúde Mental. Contato por e-mail: armandopsico@hotmail.com
domingo, janeiro 25, 2015
Principais consequências do estresse para o corpo
Saiba quais são as principais consequências do estresse excessivo, como fadiga e cansaço
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário