Pular para o conteúdo principal

O poder da gratidão no programa Vida Melhor da TV Rede Vida

Prof Armando Ribeiro teve a honra de ser o especialista convidado para falar sobre o "poder da gratidão" no progama especial em comemoração ao dia de ação de graças "thanksgiving" no programa Vida Melhor da TV Rede Vida e apresentado pela querida Cláudia Tenório.

Prof Armando Ribeiro explica para a apresentadora Cláudia Tenório e seus telespectadores algumas das mais recentes pesquisas sobre o efeito da gratidão no bem-estar biopsicossocial das pessoas que regularmente ativam esta resposta em seu cotidiano. O "músculo" da gratidão pode ser estimulado através da prática de exercícios regulares, tais como: diário / lista da gratidão, caixa da gratidão, prática de "quick coherence" e através de práticas meditativas e/ou de visualização da gratidão. A Psicologia Positiva (Ciência Positiva) voltada ao estudo e compreensão do bem-viver e das virtudes humanas vem demonstrando que a prática regular da gratidão possui efeitos mensuráveis através dos estudos de neurociência, psicofisiologia e psiconeuroimunologia, entre outros.

A prática regular da gratidão tem efeitos mensuráveis na percepção do bem-estar psicossocial, aumento da qualidade de vida, aumento da percepção de felicidade e bem-estar, diminuição de sintomas depressivos, ansiosos, estresse excessivo e qualidade de sono.

O programa Vida Melhor especial de "Ação de Graças" teve a participação da orquestra Instituto Accordes e do cantor moçambicano Guilherme Silva que abrilhantaram ainda mais esse programa.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...  Aumenta a empatia, gera paz, aumenta a generosidade e outras condutas positivas da vida social, relaxamento, melhora o sistema imunológico, eleva a autoestima, aumenta o altruísmo, gera ocitocina, melhora a pressão arterial!  Precisa de mais motivos para dar aquele abraço nas pessoas queridas? Pratique a "abraçoterapia"!