Pular para o conteúdo principal

Psicopatas. A mente e a vida de quem não tem sentimentos. Revista Segredos da Mente.

Contribuição do Prof Armando Ribeiro (psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Centro Avançado em Saúde do Hospital São José - Beneficência Portuguesa de São Paulo) para a edição especial da revista Segredos da Mente sobre psicopatas.


A máscara da sanidade. Apesar de se passar por bonzinho, alguns sinais podem entregar um psicopata.

Lidando com o mal. Com o diagnóstico correto, é possível seguir medidas paliativas para conviver com o transtorno.

"O transtorno de personalidade antissocial atinge 3% dos homens e menos de 1% das mulheres." Armando Ribeiro, psicólogo.

"De natureza multifatorial, o transtorno pode ser compreendido por meio de teorias sobre influências biológicas (como a vulnerabilidade genética, excitação baixa e limiar elevado do medo), influências psicológicas (dificuldade em aprender a evitar punição e indiferença em relação a preocupações dos demais, por exemplo) e influências socioculturais (como criminalidade, estresse e exposição à experiência traumática, disciplina inconstante por parte dos pais e dificuldades socioeconômicas)", destaca o psicólogo Armando Ribeiro.

"É preciso compreender que o transtorno de personalidade antissocial é um problema grave de saúde mental e que apresenta consequências importantes não só para quem sofre da psicopatia, mas para quem convive em seu entorno", afirma o psicólogo Armando Ribeiro.

"Todos os tratamentos atualmente disponíveis são paliativos e não visam a cura do transtorno, mas o controle dos sintomas e comportamentos", conta o psicólogo Armando Ribeiro. O especialista destaca as terapias, como a cognitivo-comportamental, a cognitiva dos esquemas e a comportamental dialética, entre algumas das abordagens psicológicas mais usadas atualmente para lidar com o transtorno. "Elas apresentam dados positivos sobre a redução dos sintomas das psicopatias, principalmente no fortalecimento das conexões cerebrais relacionadas à empatia e ao controle do impulso", complementa.

O colega ao lado. Depois da cadeia, o ambiente corporativo é o lugar que mais concentra psicopatas.

Mito ou verdade? Tire suas dúvidas sobre alguns fatos relacionados à psicopatia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...