Pular para o conteúdo principal

A revolução digital na saúde

A revolução digital na saúde
Como a inteligência artificial e a internet das coisas tornam o cuidado mais humano, eficiente e sustentável. (Editora dos Editores). Autores: Cláudio Lottenberg / Patrícia Ellen da Silva / Sidney Klajner.

"Este livro nos mostra qual caminho seguir para chegarmos a um bom futuro digital para a assistência a saúde. Patrícia, Sidney e Cláudio fizeram um favor ao leitor, pois além de aprensentarem um conjunto abrangente de ideias visionárias, eles também as aplicaram a exemplos específicos do Brasil. Eles estruturaram os componentes do novo sistema sequecialmente, começando com uma breve visão histórica dos marcos tecnológicos que formaram o mundo em que vivemos; resumiram os principais elementos que permitirão a criação de novos paradigmas na área da saúde (big data e inteligência artificial, a internet das coisas, os prontuários eletrônicos de saúde, a telemedicina); em brilhantes estudos de caso, exploraram como alguns países já estão ambiciosamente construindo programas de saúde que os levarão a uma transformação digital centrada no paciente; e propuseram um roteiro para que o Brasil se prepare para abraçar o futuro agora." Donald Berwick (Presidente emérito e fundador do Institute for Healthcare Improvement - IHI)

"A revolução digital é um marco transformador para as profissões que atuam na área da saúde. Cabe a nós conduzir essa revolução em prol dos pacientes, médicos, pesquisadores e estudantes de medicina. O desafio que temos a frente é também um universo de possibilidades. E precisamos estar preparados para construir e viver essa nova era. Vejo com muito otimismo essas transformações. A inteligência artificial não deve ser temida, mas encarada como caminho para aumentar a precisão de médicos e a segurança dos pacientes. O mundo digital permitirá aumentar o acesso da população a saúde, eliminando de forma virtual distâncias que, geograficamente, têm se mostrado instransponíveis. Os ganhos com e-health na prevenção e no combate as doenças crônicas são incomensuráveis. A revolução digital será rápida, inescapável. Façamos dela um meio para um mundo mais dinâmico, com menos desigualdades e mais oportunidades para o empreendedorismo e a inovação. Um mundo mais saudável." Giovanni Guido Cerri (Professor titular de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é vice-presidente do Instituto Coalizão Saúde. Foi secretário de Saúde do Estado de São Paulo).

"Saber aproveitar os benefícios da digitalização é o maior desafio dos sistemas de saúde do mundo. Os autores de A Revolução Digital na Saúde - Lottenberg, Ellen e Klajner - caminham pelo tempo, pelo mundo e por tecnologias para nos oferecer o contexto da revolução digital na área da saúde. Em seguida, mergulham profundamente no ecossistema brasileiro e, por fim, concluem a obra com um plano para a digitalização da saúde e para a criação de um grau de experiência superior ao paciente. Este livro surge em um momento decisivo e, por isso, sua leitura se torna obrigatória para os líderes sêniores que desejam compreender o impacto transformador da digitalização de nossa indústria." Ghada Trotabas (Vice-presidente Corporativa de Marketing e Operações de Vendas da Siemens Healthineers).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...  Aumenta a empatia, gera paz, aumenta a generosidade e outras condutas positivas da vida social, relaxamento, melhora o sistema imunológico, eleva a autoestima, aumenta o altruísmo, gera ocitocina, melhora a pressão arterial!  Precisa de mais motivos para dar aquele abraço nas pessoas queridas? Pratique a "abraçoterapia"!