Pular para o conteúdo principal

A revolução digital na saúde

A revolução digital na saúde
Como a inteligência artificial e a internet das coisas tornam o cuidado mais humano, eficiente e sustentável. (Editora dos Editores). Autores: Cláudio Lottenberg / Patrícia Ellen da Silva / Sidney Klajner.

"Este livro nos mostra qual caminho seguir para chegarmos a um bom futuro digital para a assistência a saúde. Patrícia, Sidney e Cláudio fizeram um favor ao leitor, pois além de aprensentarem um conjunto abrangente de ideias visionárias, eles também as aplicaram a exemplos específicos do Brasil. Eles estruturaram os componentes do novo sistema sequecialmente, começando com uma breve visão histórica dos marcos tecnológicos que formaram o mundo em que vivemos; resumiram os principais elementos que permitirão a criação de novos paradigmas na área da saúde (big data e inteligência artificial, a internet das coisas, os prontuários eletrônicos de saúde, a telemedicina); em brilhantes estudos de caso, exploraram como alguns países já estão ambiciosamente construindo programas de saúde que os levarão a uma transformação digital centrada no paciente; e propuseram um roteiro para que o Brasil se prepare para abraçar o futuro agora." Donald Berwick (Presidente emérito e fundador do Institute for Healthcare Improvement - IHI)

"A revolução digital é um marco transformador para as profissões que atuam na área da saúde. Cabe a nós conduzir essa revolução em prol dos pacientes, médicos, pesquisadores e estudantes de medicina. O desafio que temos a frente é também um universo de possibilidades. E precisamos estar preparados para construir e viver essa nova era. Vejo com muito otimismo essas transformações. A inteligência artificial não deve ser temida, mas encarada como caminho para aumentar a precisão de médicos e a segurança dos pacientes. O mundo digital permitirá aumentar o acesso da população a saúde, eliminando de forma virtual distâncias que, geograficamente, têm se mostrado instransponíveis. Os ganhos com e-health na prevenção e no combate as doenças crônicas são incomensuráveis. A revolução digital será rápida, inescapável. Façamos dela um meio para um mundo mais dinâmico, com menos desigualdades e mais oportunidades para o empreendedorismo e a inovação. Um mundo mais saudável." Giovanni Guido Cerri (Professor titular de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é vice-presidente do Instituto Coalizão Saúde. Foi secretário de Saúde do Estado de São Paulo).

"Saber aproveitar os benefícios da digitalização é o maior desafio dos sistemas de saúde do mundo. Os autores de A Revolução Digital na Saúde - Lottenberg, Ellen e Klajner - caminham pelo tempo, pelo mundo e por tecnologias para nos oferecer o contexto da revolução digital na área da saúde. Em seguida, mergulham profundamente no ecossistema brasileiro e, por fim, concluem a obra com um plano para a digitalização da saúde e para a criação de um grau de experiência superior ao paciente. Este livro surge em um momento decisivo e, por isso, sua leitura se torna obrigatória para os líderes sêniores que desejam compreender o impacto transformador da digitalização de nossa indústria." Ghada Trotabas (Vice-presidente Corporativa de Marketing e Operações de Vendas da Siemens Healthineers).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...