China: um headset para os seus pensamentos?
A China proibiu abruptamente o uso de bandanas para monitorar crianças em idade escolar na sala de aula, depois que a cobertura da mídia ocidental causou uma reação.
Em uma matéria intitulada "Os esforços da China para liderar o início da IA em suas salas de aula", o Wall Street Journal na semana passada soou um alarme sobre o uso de bandanas eletrônicas na China por crianças pequenas. Alegadamente, bandanas usadas por crianças em idade escolar monitoram a intensidade da concentração de cada aluno, enquanto os dados relevantes coletados pelas bandanas são enviados aos pais.
Lançado para o centro das atenções globais pelo Journal, o uso da China do dispositivo futurista em crianças provocou uma reação. Muitos chineses também começaram a perguntar nas mídias sociais se a privacidade das crianças em idade escolar está protegida e como os dados estão sendo usados.
Em 31 de outubro, menos de uma semana após a notícia da bandana aparecer, o departamento de educação na cidade de Jinhua, província de Zhejiang, anunciou abruptamente que havia ordenado que suas escolas soltassem suas bandanas. O departamento insistiu que os dados de "monitoramento da faixa de cabeça" não haviam vazado, nem comprometeram a privacidade dos estudantes.
Então, decidi dar uma olhada na controvérsia da bandana, conversar com alguém do departamento de educação e ver como as crianças e os pais estão respondendo. Em uma surpresa leve, não encontramos objeções dos pais dos alunos participantes. Em contraste, os protestos nas mídias sociais são abundantes. A divisão nos fez pensar: a "faixa de monitoramento" dos alunos foi proibida. Mas a tecnologia cerebral é tão terrível?
Nossa descoberta
Primeiro, o uso das bandanas foi anunciado publicamente em junho passado. De acordo com o site oficial da Escola Primária Central da Cidade Xiaoshun, a Escola Primária Xiaoshun foi a primeira na Província de Zhejiang a introduzir bandanas de alta qualidade.
O site explicou que as faixas de cabeça destinam-se a melhorar o ensino e a eficiência na sala de aula, alegando que a prática "recebeu atenção generalizada". Também afirma que a faixa de cabeça pode detectar a concentração da criança e produzir uma "pontuação de atenção", que vai para o professor computadores pessoais. O professor pode compartilhar a pontuação com os pais.
Presumivelmente, a faixa para a cabeça melhora o controle sobre a sala de aula, ajudando o professor a entender e analisar a dinâmica das aulas em tempo real, facilitando um design de ensino mais direcionado, seja ele qual for.
Três meses após sua introdução, a faixa para a cabeça se tornou um fenômeno da Internet na China. Alegadamente, alguns professores e alunos estão muito satisfeitos com seu efeito. Alguns alunos estão recebendo pressão dos pais para se concentrarem mais.
Entrei em contato com a escola. O "título" de um aluno estava brilhando em laranja. Isso significava que ele estava focado. Há estudantes que dizem que dói usar uma faixa para a cabeça. Em alguns casos, a fita para a cabeça deixou uma marca.
Existem preocupações óbvias sobre uma tecnologia que monitora a atenção de uma criança que pode ser melhor em violar a privacidade da criança. Talvez mais importante, aplique pressão psicológica. Além disso, muitos pais não se importam com os dados coletados e ninguém sabe para onde eles serão transmitidos.
A opinião pública parece dividida. Muitos pais e professores vêem isso como uma ferramenta para melhorar o desempenho. Para algumas crianças, é um pesadelo.
Departamento de Educação responde
Também entrei em contato com o Departamento de Educação do Distrito Jindong da cidade de Jinhua.
Um membro da equipe disse que os dados de bandana coletados são usados apenas dentro da escola. "Os dados de base são projetados apenas para análise dos professores e para melhorar suas metodologias de ensino".
Ele acrescentou que a fita para a cabeça não é usada todos os dias, mas uma vez por semana. “Os alunos são livres para usar a bandana. Os pais também reconhecem isso, e isso não causou reações adversas entre os alunos. ”
Ele também afirmou que a atenção dos alunos foi realmente melhorada pela faixa de cabeça.
No entanto, apesar dessas bênçãos relatadas, o departamento de educação reagiu a uma reação global ordenando que a escola “suspendesse o uso e pediu a todas as escolas do distrito que realizassem o auto-exame”.
Quem desenvolveu as fitas para a cabeça?
A reação contra as bandanas provocou retrocessos em reivindicações anteriores enlouquecidas por aqueles envolvidos na controvérsia.
Um porta-voz da Zhejiang Qiang Brain Technology Co., Ltd., empresa que fabrica as bandanas, disse a repórteres que o produto não é uma ferramenta de monitoramento. Destina-se a ajudar os alunos a treinar e aumentar sua concentração. "Os alunos estão focados e não precisam de pessoas para monitorar."
A empresa doou 50 faixas para a Escola Primária Central da Cidade Xiaoshun. O porta-voz disse: “Os alunos não precisam usá-los todos os dias, mas treinem uma ou duas vezes por semana por até meia hora. Antes de usar a faixa para a cabeça, os alunos devem fazer cursos de treinamento especiais, como treinamento de neurofeedback, para melhorar sua concentração observando os veículos em alta velocidade. Depois de entrar na sala de aula, o professor não pode ver os dados de um único aluno, apenas a atenção média, como um feedback da aceitação do conteúdo do aluno.
Fonte: EE Times (Google Tradutor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário