quinta-feira, maio 30, 2019

Uma experiência cerebral... Cultura Inglesa Festival

Uma experiência cerebral... 🧠

A vivência do game não acaba na tela final, pois precisamos levar em conta um segundo tipo de experiência: os rastros deixados pelo #videogame. A partir das noções de momento lúdico e interatividade, o jogo digital tem sido estudado por seus potenciais benefícios em termos de aprendizado e liderança, de impacto na criatividade e até de retenção de memória. Nesta viagem pelo cérebro, você vai descobrir o que dizem as pesquisas mais recentes sobre os reais benefícios dos games. 🕹 23o. Cultura Inglesa Festival (Cultura Inglesa de São Paulo) no Centro Cultural São Paulo (CCSP). From the concepts of playful moment and interactivity, the digital game has been studied for its potential benefits. In this brain trip, you will learn more about the real benefits of the videogame.

Controle Emocional
Alguns games podem propiciar mais controle emocional para tolerar o estresse cotidiano e até mesmo a dor. A ínsula, que tem forma triangular e faz parte do sistema límbico, coordena a integração entre as emoções e a razão. Uma pesquisa britânica indica que games violentos podem contribuir para o aumento da tolerância a dor. Jogar qualquer tipo de game reduz em 17% o hormônio cortisol que induz ao estresse.

Sonhos e Criatividade
Surgem as primeiras evidências de que games podem aumentar a criatividade em crianças. No cérebro, sonho e criatividade são controlados pelo córtex. O hemisfério direito é prioritariamente responsável pelo pensamento simbólico e pela criatividade (nos canhotos, essas funções estão invertidas). Uma pesquisa com 500 crianças de 12 anos mostrou que os jogadores de games tinham respostas mais criativas. Um estudo revelou que gamers têm mais sonhos lúcidos e que talvez tenham menos pesadelos.

Combatendo Doenças
Muitas pesquisas provaram que games podem auxiliar na cura de certas doenças, especialmente as ligadas a concentração e ao equilíbrio. De acordo com recentes pesquisas, o córtex pré-frontal atua como se fosse uma central de distribuição de dados, monitorando e influenciando outras regiões do cérebro. Por ajudar o equilíbrio, o Wii Sports é recomendado a pacientes com doença de Parkinson e Esclerose Múltipla.

Benefícios Cognitivos
No ato de jogar, é preciso utilizar processos cognitivos como percepção visual e espacial, atenção e memória. O núcleo caudado está ligado ao movimento, bem como ao aprendizado e a mémoria. Games de ação, como Call of Duty, aumentam a velocidade de decisão e aprimoram os reflexos, além de contribuir para a atenção e a retenção de memória. Jogos também proporcionam o contato com outros idiomas, ajudando na compreensão e memorização.

Desafios e Liderança
Gamers precisam enfrentar desafios e lidar com erros frequentes antes de chegar ao grande final épico. Isso esta ligado ao hemisfério esquerdo do cérebro, que é responsável pelo pensamento lógico e pela competência. Jogar pode ajudar a resolver problemas reais, já que permite recomeçar e criar novas estratégias. Líderes de "guildas" e "clãs" em jogos on-line podem ter a capacidade de liderança aumentada no mundo real.

Controle e Percepção
Novas pesquisas apontam que existe uma relação entre jogar games e o aumenta da massa cinzenta do cérebro. A substância cinzenta inclui regiões do cérebro envolvidas no controle muscular e na percepção sensorial, como visão, audição, memória, emoções e fala. Um estudo indicou que pessoas que jogam 30 minutos de Tetris por dia podem desenvolver um córtex mais espesso. Um estudo realizado na China apontou que games de ação podem aumentar as conexões neurais e a massa cinzenta cerebral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário