sexta-feira, maio 24, 2019

Estas são as nações mais saudáveis ​​do mundo

A Espanha tem muitas atrações - culinária deliciosa, clima ameno, música sublime e uma história fascinante. E agora pode adicionar outro elogio: acaba de ser nomeado o país mais saudável do mundo. 

A Bloomberg analisou números da ONU, do Banco Mundial e da Organização Mundial de Saúde, classificando 169 países em uma série de fatores, desde a expectativa de vida à obesidade, uso de tabaco, qualidade do ar e acesso à água potável. 


Os resultados mostram que a Espanha subiu a classificação do 6º lugar no ano passado, colocando a Itália no segundo lugar. Islândia, Japão e Suíça seguem de perto, em uma lista que demonstra a correlação entre saúde e riqueza. Nações de alta renda na Europa e no Pacífico dominam o topo da tabela. Em contraste, 17 dos 20 países com classificação mais baixa estão na África Subsaariana, junto com o Iêmen, o Afeganistão e o Haiti. 

Mas, embora a renda seja um forte indicador, uma olhada na lista mostra que há claramente outros fatores em jogo. Os EUA, onde a expectativa de vida vem caindo em parte como resultado de overdoses e suicídios de opiáceos, estão na 35ª posição da lista. Isso é cinco lugares mais baixos do que Cuba significativamente mais pobre, com sua longa história de investimento em saúde pública e ênfase na medicina preventiva. 


Quando se trata de sistemas de saúde, o fator mais importante parece ser como, ao invés de quanto, o dinheiro é gasto. A Espanha destaca-se por um declínio notável nas doenças cardiovasculares e mortes por câncer na última década, em parte como resultado de políticas de saúde pública eficazes baseadas na triagem e na prevenção. Seu sistema de saúde é predominantemente publicamente financiado por impostos e opera com base em princípios de universalidade, livre acesso e justiça financeira. Essencialmente, todos têm direito ao mesmo nível de cuidado, não importa quanto dinheiro eles tenham. Seu atendimento primário é particularmente elogiado, com médicos de família especializados atuando como guardiões do sistema de saúde. 

Mas seus gastos com saúde per capita estão abaixo da média da OCDE e apenas um terço dos EUA. 


A dieta mediterrânea popular na Espanha e na Itália é rica em legumes, nozes, frutas, peixe e grãos saudáveis, bem como o azeite onipresente. Numerosos estudos demonstraram que essa dieta tem muitos benefícios médicos, particularmente no que diz respeito a doenças cardíacas. 

Dietas escandinavas e do leste asiático também têm sido associadas a estilos de vida mais saudáveis, e há uma forte correlação entre os rankings da Bloomberg e as taxas de obesidade. 


A obesidade também está ligada a um estilo de vida sedentário, e países como a Suíça e a Suécia, com altos índices de participação no esporte e em outras atividades físicas, estão no topo da lista. 

Talvez até a sesta tradicional da Espanha faça parte - com alguns estudos sugerindo que um cochilo de pouco menos de meia hora pode ter benefícios significativos para a saúde. 

Em 2040, prevê-se que a Espanha ultrapassará o Japão e apresentará a mais longa expectativa de vida do mundo, com seus habitantes, em média, chegando a quase 86 anos. Até lá, o resto do mundo estará se aproximando, com expectativa de vida da China que deve superar os EUA. 

Enquanto isso, você tem a desculpa perfeita para um cochilo à tarde antes de um saboroso jantar de paella: ¡viva España!

Fonte Original: Modificado de WEF (Google Tradutor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário