Pular para o conteúdo principal

Estas são as nações mais saudáveis ​​do mundo

A Espanha tem muitas atrações - culinária deliciosa, clima ameno, música sublime e uma história fascinante. E agora pode adicionar outro elogio: acaba de ser nomeado o país mais saudável do mundo. 

A Bloomberg analisou números da ONU, do Banco Mundial e da Organização Mundial de Saúde, classificando 169 países em uma série de fatores, desde a expectativa de vida à obesidade, uso de tabaco, qualidade do ar e acesso à água potável. 


Os resultados mostram que a Espanha subiu a classificação do 6º lugar no ano passado, colocando a Itália no segundo lugar. Islândia, Japão e Suíça seguem de perto, em uma lista que demonstra a correlação entre saúde e riqueza. Nações de alta renda na Europa e no Pacífico dominam o topo da tabela. Em contraste, 17 dos 20 países com classificação mais baixa estão na África Subsaariana, junto com o Iêmen, o Afeganistão e o Haiti. 

Mas, embora a renda seja um forte indicador, uma olhada na lista mostra que há claramente outros fatores em jogo. Os EUA, onde a expectativa de vida vem caindo em parte como resultado de overdoses e suicídios de opiáceos, estão na 35ª posição da lista. Isso é cinco lugares mais baixos do que Cuba significativamente mais pobre, com sua longa história de investimento em saúde pública e ênfase na medicina preventiva. 


Quando se trata de sistemas de saúde, o fator mais importante parece ser como, ao invés de quanto, o dinheiro é gasto. A Espanha destaca-se por um declínio notável nas doenças cardiovasculares e mortes por câncer na última década, em parte como resultado de políticas de saúde pública eficazes baseadas na triagem e na prevenção. Seu sistema de saúde é predominantemente publicamente financiado por impostos e opera com base em princípios de universalidade, livre acesso e justiça financeira. Essencialmente, todos têm direito ao mesmo nível de cuidado, não importa quanto dinheiro eles tenham. Seu atendimento primário é particularmente elogiado, com médicos de família especializados atuando como guardiões do sistema de saúde. 

Mas seus gastos com saúde per capita estão abaixo da média da OCDE e apenas um terço dos EUA. 


A dieta mediterrânea popular na Espanha e na Itália é rica em legumes, nozes, frutas, peixe e grãos saudáveis, bem como o azeite onipresente. Numerosos estudos demonstraram que essa dieta tem muitos benefícios médicos, particularmente no que diz respeito a doenças cardíacas. 

Dietas escandinavas e do leste asiático também têm sido associadas a estilos de vida mais saudáveis, e há uma forte correlação entre os rankings da Bloomberg e as taxas de obesidade. 


A obesidade também está ligada a um estilo de vida sedentário, e países como a Suíça e a Suécia, com altos índices de participação no esporte e em outras atividades físicas, estão no topo da lista. 

Talvez até a sesta tradicional da Espanha faça parte - com alguns estudos sugerindo que um cochilo de pouco menos de meia hora pode ter benefícios significativos para a saúde. 

Em 2040, prevê-se que a Espanha ultrapassará o Japão e apresentará a mais longa expectativa de vida do mundo, com seus habitantes, em média, chegando a quase 86 anos. Até lá, o resto do mundo estará se aproximando, com expectativa de vida da China que deve superar os EUA. 

Enquanto isso, você tem a desculpa perfeita para um cochilo à tarde antes de um saboroso jantar de paella: ¡viva España!

Fonte Original: Modificado de WEF (Google Tradutor)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...