sábado, maio 04, 2019

Exposição “Consciência Cibernética (?) Horizonte Quântico” - Itaú Cultural


Exposição “Consciência Cibernética (?) Horizonte Quântico” 🧠🤖 conta com dez trabalhos de artistas brasileiros e estrangeiros que usam a tecnologia na arte, a exposição propõe um olhar artístico sobre a evolução das máquinas e questiona se elas terão capacidade de ultrapassar funções antes executadas apenas pelo cérebro humano. Com a mostra o Itaú Cultural retoma com o público a temática cibernética sob a linguagem artística. Essa área já havia sido abordada, de maneira pioneira, em seis edições da bienal Emoção Art.Ficial, realizadas até 2012, introduzindo essa produção na arte contemporânea.

Sobre a exposição Exposição “Consciência Cibernética (?) Horizonte Quântico” do 
Instituto Itaú Cultural:

No mundo contemporâneo, inteligência artificial e computação quântica são duas linhas de tecnologia que se desenvolvem de forma cada vez mais veloz. Elas vão além da mera ampliação de capacidades humanas, levando a questionamentos sobre inteligência, consciência e realidade. Se o aprendizado de máquinas na atual tecnologia digital já impressiona e supera, em muitos casos, a operação executada por cérebros biológicos, o que esperar de um futuro próximo?

Por meio de obras que exploram características do processamento de dados, digital ou não, a exposição “Consciência Cibernética (?) Horizonte Quântico” propõe um olhar artístico para essas questões. Em um diálogo com o natural e o humano, sistemas, de forma não consciente, aprendem e respondem com soluções não imaginadas ou concebidas por seus criadores, podendo, muito em breve, fazer parte de máquinas cibernéticas verdadeiramente conscientes.

A mostra se insere na mesma linha propositiva das bienais e das exposições de arte e tecnologia apresentadas pelo Itaú Cultural desde 1997. Em 2017, o instituto promoveu a mostra Consciência Cibernética, que teve como mote o debate a respeito da evolução das máquinas e de seus avanços em relação ao cérebro humano. Essa temática se estende também a diversas ações do instituto, como a manutenção e a circulação de uma coleção de arte cibernética e o apoio ao desenvolvimento de projetos que tratam de arte e tecnologia no Rumos Itaú Cultural.


Com o uso de alta tecnologia e sensores / algoritmos as nuvens podem tocar piano... 

Conversas entre dois focos de luz para cirurgia... abastecidos por dados da internet... eles debatem temas emergentes nas redes... insensíveis aos que passam por alí. 

Deep Meditations: a brief history of almost everything in 60 minutes... autor Memo Akten

Deep Meditations: a brief history of almost everything in 60 minutes... autor Memo Akten

Co(AI)xistence... autor Justine Emard

Co(AI)xistence... autor Justine Emard

Quantum 2019... autora Rejane Cantoni

Quantum 2019... autora Rejane Cantoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário