Pular para o conteúdo principal

Exposição “Consciência Cibernética (?) Horizonte Quântico” - Itaú Cultural


Exposição “Consciência Cibernética (?) Horizonte Quântico” 🧠🤖 conta com dez trabalhos de artistas brasileiros e estrangeiros que usam a tecnologia na arte, a exposição propõe um olhar artístico sobre a evolução das máquinas e questiona se elas terão capacidade de ultrapassar funções antes executadas apenas pelo cérebro humano. Com a mostra o Itaú Cultural retoma com o público a temática cibernética sob a linguagem artística. Essa área já havia sido abordada, de maneira pioneira, em seis edições da bienal Emoção Art.Ficial, realizadas até 2012, introduzindo essa produção na arte contemporânea.

Sobre a exposição Exposição “Consciência Cibernética (?) Horizonte Quântico” do 
Instituto Itaú Cultural:

No mundo contemporâneo, inteligência artificial e computação quântica são duas linhas de tecnologia que se desenvolvem de forma cada vez mais veloz. Elas vão além da mera ampliação de capacidades humanas, levando a questionamentos sobre inteligência, consciência e realidade. Se o aprendizado de máquinas na atual tecnologia digital já impressiona e supera, em muitos casos, a operação executada por cérebros biológicos, o que esperar de um futuro próximo?

Por meio de obras que exploram características do processamento de dados, digital ou não, a exposição “Consciência Cibernética (?) Horizonte Quântico” propõe um olhar artístico para essas questões. Em um diálogo com o natural e o humano, sistemas, de forma não consciente, aprendem e respondem com soluções não imaginadas ou concebidas por seus criadores, podendo, muito em breve, fazer parte de máquinas cibernéticas verdadeiramente conscientes.

A mostra se insere na mesma linha propositiva das bienais e das exposições de arte e tecnologia apresentadas pelo Itaú Cultural desde 1997. Em 2017, o instituto promoveu a mostra Consciência Cibernética, que teve como mote o debate a respeito da evolução das máquinas e de seus avanços em relação ao cérebro humano. Essa temática se estende também a diversas ações do instituto, como a manutenção e a circulação de uma coleção de arte cibernética e o apoio ao desenvolvimento de projetos que tratam de arte e tecnologia no Rumos Itaú Cultural.


Com o uso de alta tecnologia e sensores / algoritmos as nuvens podem tocar piano... 

Conversas entre dois focos de luz para cirurgia... abastecidos por dados da internet... eles debatem temas emergentes nas redes... insensíveis aos que passam por alí. 

Deep Meditations: a brief history of almost everything in 60 minutes... autor Memo Akten

Deep Meditations: a brief history of almost everything in 60 minutes... autor Memo Akten

Co(AI)xistence... autor Justine Emard

Co(AI)xistence... autor Justine Emard

Quantum 2019... autora Rejane Cantoni

Quantum 2019... autora Rejane Cantoni

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde

Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida. A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria...

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...