Pular para o conteúdo principal

Neurociências aplicadas à Administração

 
Neurociências aplicadas à Administração

Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa -Insper, em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual. 

“Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker)





O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em conhecerem o funcionamento do cérebro, através das evidências atuais produzidas pelas neurociências do comportamento e da cognição. Os principais tópicos incluídos nos estudos do Comportamento Organizacional e da Psicologia Aplicada à Administração podem ser embasados nos achados das neurociências, tais como: motivação, emoção, inteligência emocional, personalidade, tomada de decisões, resolução de problemas, comunicação interpessoal, comportamento em grupo, equipes de trabalho, liderança, conflito e negociação, gestão do estresse ocupacional e qualidade de vida no trabalho, entre outros.

Através da utilização de modernos equipamentos de registro das ondas cerebrais, o Prof Armando Ribeiro foi um dos pioneiros no país em demonstrar aos alunos da faculdade de Administração de Empresas e "Business School" sobre os estados mentais (ondas cerebrais) em decorrência de atividades comuns ao exercício da profissão, tais como: tomada de decisões, resolução de problemas, negociação e estresse ocupacional, através da demonstração didática do funcionamento cerebral destas diversas atividades, em sala de aula.

No gráfico acima (attention session details), os alunos aprenderam sobre o "custo" cerebral diante da manutenção de atividades que envolvem atenção concentrada. A medida que o exercício se prolonga, o nível de atenção é sensivelmente diminuído. 

Em outra atividade (meditation session details), demonstramos aos estudantes de Administração de Empresas e "Business School" a importância das práticas de "atenção plena", também conhecidas como "mindfulness" para gestão do estresse ocupacional e da promoção da qualidade de vida no trabalho.

Também demonstramos o efeito das emoções negativas (ex. conflitos interpessoais) na fisiologia dos estudantes. Através do monitoramento da variabilidade da frequência cardíaca (heart rate variability), nossos alunos aprendiam sobre a relação entre a inteligência emocional e o foco ou a dispersão da atenção.

"Empresa moderna educa, qualifica, especializa, oferece cursos, treina os que recruta. Se as máquinas têm manutenção, por que as pessoas não? Na época em que vivemos os cérebros são o bem mais valioso de uma empresa!" (Miriam Leitão)




Prof. Armando Ribeiro foi um dos entrevistados para a matéria "Mistérios da mente. Como a neurociência pode explicar o comportamento dos consumidores e como seus conceitos podem ser aplicados à Administração?" da Revista Administrador Profissional (RAP) (setembro/2013, ano 36, nº 327) do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP).

“Temos que ensinar aos líderes e gestores do futuro que o melhor conhecimento sobre o funcionamento do próprio cérebro pode trazer um diferencial ilimitado para a sua carreira profissional. Esse conhecimento pode criar ambientes corporativos mais saudáveis”. (Prof. Armando Ribeiro)

Leia mais:

Neuromanagement - Harvard Business School Brasil

Mistérios da Mente. Como a neurociência pode explicar o comportamento dos consumidores e como seus conceitos podem ser aplicados à Administração. Revista Administrador Profissional (RAP)

Última atualização: 14/04/2015

Comentários

  1. Armando,
    Sou formado em administração, mestre e doutor em Gestão de empresas.
    Sempre procurei trazer a psico, para a administração, leio muito sobre neurociencias, inteligencia emocional. Como é um campo de interesse pela minoria, dificilmente acha matéria desde nivel. Tem algumas publicações e pretendo estar fazendo videos de curta metragem, que é o perfil das pessoas de hoje. Sinto que tanto nas minhas publicações como em algumas entrevista. Tento explicitar para as pessoas.as diferenças entre ser voce, o personagem, o cerebro.
    Mas gostaria de conhecer mais e ter certeza do que estou falando.Onde posso encontrar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde

Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida. A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria...

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...