quarta-feira, junho 08, 2016

Encarando a pressão no emprego de forma positiva


Nove em cada dez trabalhadores relatam sofrer de ansiedade no trabalho, segundo pesquisa da Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil). Apesar de comumente associado a sintomas negativos como nervosismo e até depressão, o estresse no ambiente de trabalho não é necessariamente ruim. Segundo especialistas, há formas de usá-lo para aumentar a produtividade.

Você e o estresse

O estresse vem de qualquer situação que requer adaptação, que pode ser positiva para alguns e negativa para outros. É a cor das lentes que a pessoa usa que determina sua percepção do momento, diz Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR.

Ela explica que há duas definições para o termo: o eustress, que ajuda a afiar a criatividade, e o distress, atrelado ao nervosismo.

Para encarar os problemas no escritório com o eustress, Rossi diz ser importante não se intimidar com um possível resultado negativo. Identifique seus erros, aprenda com eles e, o mais importante, tente fazer de novo, diz. Isso minimiza o peso da tomada de decisões e permite que a pressão seja um estímulo a obter resultados melhores e não um peso.

Já a fórmula sugerida por Armando Ribeiro, coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Hospital Beneficência Portuguesa, é apelar ao bom humor. Se o profissional percebe algum sintoma de nervosismo, ele recomenda fazer um intervalo para se recuperar.

No combate

Fuja do café, diz Ribeiro. Já que ingerir estimulantes faz com que o corpo produza o cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Em vez disso, faça pausas para observar a respiração, sentir se seu corpo está contraído, endireitar a postura, se alongar ou andar um pouco, explica o especialista.

Alternar as atividades também pode ajudar. O trabalho diário muitas vezes demanda atividades repetitivas, o que leva, com o passar do tempo, ao estresse. Interrompa esse fluxo fazendo coisas diferentes, afirma.

Decorar a mesa com plantas e fotografias é outra recomendação para melhorar a forma como o profissional enfrenta as dificuldades.

A bagunça na estação de trabalho é um indicador de estresse, segundo Ribeiro. Os momentos para arrumar a mesa servem para organizar a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário