Pular para o conteúdo principal

Crise pode aumentar risco de aparecimento de doenças emocionais


Diante da crise econômica e política que assola o país, um dos problemas que está assustando a população é o desemprego, que já atinge 10% dos brasileiros, segundo o IBGE. Entre os jovens, a situação é ainda pior, 20,8% deles estão sem trabalhar. O desemprego e suas consequências na vida das famílias são um dos gatilhos para o estresse crônico, o que aumenta o risco de desenvolver transtornos mentais.

O psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Armando Ribeiro, explica que a crise é normalmente interpretada pelo organismo como sinal de perigo e, com isso, passa a estimular a produção dos hormônios do estresse (adrenalina, noradrenalina, cortisol). “O maior problema é quando a crise se arrasta por um longo tempo, semanas ou até meses, o que leva ao desgaste das reações de adaptação do organismo e da mente, propiciando condições ideais para o aparecimento de doenças”, afirma Armando. 

A depressão pode afetar todas as faixas etárias, mas segundo pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA, estimam que entre 7% e 11% dos adolescentes podem apresentar sintomas depressivos, e que de 2% a 3% têm os quadros mais graves da doença. No Brasil, como em outros países, estimam a prevalência maior em meninas adolescentes (12%) do que nos meninos (5%).

O especialista recomenda que nos momentos difíceis é preciso olhar para as oportunidades que a crise pode criar. “Ao invés de se deixar abater por pensamentos catastróficos e derrotistas, o melhor é manter os pés no chão, e criar uma agenda positiva de quais obstáculos precisam ser reconhecidos e de quais habilidades são necessárias para alcançar o tão sonhado trabalho”, recomenda o psicólogo.

Além disso, um estilo de vida saudável, que contemple uma alimentação adequada, atividade física regular, sono de qualidade, relacionamentos afetivos positivos e o desenvolvimento de um sentido e propósito na vida são alguns dos fatores que podem ajudar a evitar o aparecimento da depressão. A terapia cognitivo-comportamental é uma forma de psicoterapia que apresenta evidências científicas da sua eficácia no tratamento de quadros depressivos.

Sobre Beneficência Portuguesa de São Paulo

Fundada em 1859, a Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.beneficencia.org.br) é uma das maiores instituições hospitalares privadas da América Latina, contando com aproximadamente 7.500 colaboradores e 3.000 médicos, e com uma gestão baseada na qualidade assistencial, humanização, ensino e pesquisa, além de um corpo clínico formado por renomados especialistas. A instituição é referência no atendimento médico hospitalar em mais de 50 especialidades, como cardiologia, oncologia, neurologia, ortopedia, entre outras. Atualmente, a Beneficência Portuguesa de São Paulo conta com três hospitais que somam mais de 1.200 leitos de internação. O Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, primeiro pilar da Instituição, realiza atendimento ao Pronto-Socorro, UTIs, Internações e Cirurgias. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, que se destaca pelo atendimento oncológico com padrões internacionais, entre outras especialidades. Em 2012, o Hospital Santo Antônio foi criado com o objetivo de oferecer atendimento a pacientes filantrópicos, reforçando a responsabilidade social e carácter beneficente da Associação.

Mais informações à imprensa / Imagem Corporativa:

Lívia Azevedo |11-3526-4589| livia.azevedo@imagemcorporativa.com.br
Hugo Ribeiro | 11-3526-4515| hugo.ribeiro@imagemcorporativa.com.br
Lourannie Muniz | 11-3526-4503 | lourannie.muniz@imagemcorporativa.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...