Pular para o conteúdo principal

Curso de Introdução à Medicina do Estilo de Vida - COMU 2019

Coordenação: Dra Ana Paula Carvalho e Palestrantes: Dra Ana Paula Carvalho, Dra Denise Lellis, Prof Armando Ribeiro e Profa Roberta Carbonari. (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP).

COMU 2019 - XXXVIII Congresso Médico Universitário da FMUSP realizou o primeiro workshop “Curso de Introdução à Medicina do Estilo de Vida” para os acadêmicos de medicina de diversas regiões do país. 

O COMU é o maior evento médico estudantil de nosso país, organizado exclusivamente por alunos de graduação da FMUSP, e que proporciona oportunidade única de aprendizagem de cunho essencialmente prático nas mais diversas áreas do conhecimento médico atual. Por meio de um grande número de cursos e "workshops" preparados e ministrados por profissionais de excelência, permite a atualização e aprofundamento de conhecimentos em áreas que por vezes não podem ser exploradas durante a grade curricular da graduação.

Participantes e docentes do workshop "Curso de Introdução a Medicina do Estilo de Vida" do COMU 2019. O curso aconteceu no Espaço Didático 7 (sala 1107) no complexo da FMUSP. 


Medicina do Estilo de Vida (Lifestyle Medicine) "É uma abordagem científica interdisciplinar que prioriza o uso terapêutico do estilo de vida e envolve apoio na mudança de hábitos para consumir alimentos predominantemente integrais em dieta à base de plantas, manter atividade física regular, cuidar da qualidade do sono, saber estratégias para manejo do estresse, cultivar relacionamentos saudáveis, cessar uso do tabaco e drogas, prevenir abuso de álcool, além de outras modalidades não medicamentosas, para prevenir, tratar e, mais importante, reverter as doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida que estão cada vez mais prevalentes." (CBMEV - Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida)

Medicina do Estilo de Vida (Lifestyle Medicine) "é a prática baseada em evidências de ajudar indivíduos e famílias a adotar e sustentar comportamentos saudáveis ​​que afetam a saúde e a qualidade de vida. Exemplos de comportamentos-alvo dos pacientes incluem, entre outros, a eliminação do uso de tabaco, a melhoria da dieta, o aumento da atividade física e a moderação do consumo de álcool. (ACLM - American College of Lifestyle Medicine)

Valores: Práticas de estilo de vida e hábitos de saúde estão entre os determinantes de saúde mais importantes do país. A mudança de comportamentos não saudáveis ​​é fundamental para os cuidados médicos, prevenção de doenças e promoção da saúde. O relacionamento confiável do médico com o paciente, com o apoio da família, uma equipe interdisciplinar e da comunidade, é fundamental para melhorar os comportamentos e os resultados de saúde. (ACLM - American College of Lifestyle Medicine)

Dra Ana Paulo Carvalho além de coordenadora do workshop "Curso de Introdução a Medicina do Estilo de Vida" apresentou os temas "Conceitos pilares da medicina do estilo de vida" e "Conexões  reais na era do virtual e impacto na saúde".

Os pilares da Medicina do Estilo de Vida são: alimentação saudável, atividade física regular, cessação do tabagismo / consumo moderado de bebidas alcóolicas, gestão do estresse, sono reparador e relacionamentos saudáveis.

Profa Dra Denise Lellis apresentou o tema "O estilo de vida começa na infância".

Evidências científicas... estilo de vida de crianças e suas famílias.

Nossas crianças estão comendo bem?

Prof Armando Ribeiro apresentou o tema "Construindo resiliência. O manejo do estresse começa no próprio médico" com ênfase no papel das escolas médicas / educação médica em discutir critica e reflexivamente sobre os modelos de educação médica capazes de formar excelentes especialistas, mas sem perder de vista o desenvolvimento das competências socioemocionais (ex. softskills, fatores humanos). A educação médica precisa incluir práticas pedagógicas e psicossociais que capacitem o médico do futuro lidar com um cenário de saúde desafiador e em constante mudança. Prof Armando Ribeiro trouxe algumas das reflexões e experiências adquiridas na prestigiada Harvard Medical School relacionadas a construção da resiliência, pensamento critico / reflexivo e autogestão socioemocional dos acadêmicos de medicina.

"A vida é curta, a arte é longa, a oportunidade é fugaz, a experiência enganosa, o julgamento difícil"
(Hipócrates)

É preciso refletir sobre o "mindset" tóxico que pode fazer parte da cultura de formação médica, associada a níveis preocupantes de stress crônico / burnout, depressão, ideação suicída, entre outros.

Profa Roberta Carbonari apresentou o tema "O impacto da alimentação na construção do estilo de vida".

"Liderando vidas saudáveis: Medicina do Estilo de Vida para acadêmicos de medicina".

Pilares da Medicina do Estilo de Vida.

Programa do workshop "Curso de Introdução a Medicina do Estilo de Vida" no COMU 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...  Aumenta a empatia, gera paz, aumenta a generosidade e outras condutas positivas da vida social, relaxamento, melhora o sistema imunológico, eleva a autoestima, aumenta o altruísmo, gera ocitocina, melhora a pressão arterial!  Precisa de mais motivos para dar aquele abraço nas pessoas queridas? Pratique a "abraçoterapia"!