Pular para o conteúdo principal

1º Fórum Internacional de Educação Médica da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP).

A vida é curta, a arte é longa... no dia do médico a alegria em poder participar das discussões sobre o desenvolvimento da educação médica no 1o. Fórum Internacional de Educação Médica da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Como desenvolver as competências técnicas e não-técnicas (softskills) na formação médica do século XXI.

Mesa de abertura com a presença da Diretoria da Escola Paulista de Medicina  (EPM) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O evento é formado por docentes de medicina, acadêmicos, pesquisadores e demais interessados na discussão sobre a educação médica do século XXI. O evento foi aberto pelo coordenador do curso de medicina da EPM (UNIFESP) Prof Dr Aécio F. de Góis

O fórum aconteceu no Teatro Marcus Lindenberg no campus da Escola Paulista de Medicina (SP). 

"O curso de Medicina atual na EPM" 
Prof. Dr. Aécio F. de Góis (EPM)

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." (Paulo Freire)

 "O curso de Medicina atual na EPM" 
Prof. Dr. Aécio F. de Góis (EPM)

"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais..." (Rubem Alves)

"Boas Práticas na Avaliação Médica"
Profa. Dra. Madalena Patrício (Universidade de Lisboa - Portugal)

 "Nem tudo vai bem nas escolas médicas..."

 "O perigo é avaliar o que é mais fácil de avaliar, em vez de avaliar os ingredientes chave"

NÃO ESQUECER!
"Os alunos fazem tudo aquilo em que sabem que vão ser avaliados
e não farão nada daquilo em que não são avaliados."

Homenagem ao Professor: Professora Catharina Brandi 

Prof Armando Ribeiro com o Prof. Dr. Aécio F. de Góis coordenador do curso de medicina da Escola Paulista de Medicina (EPM) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) durante o 1º Fórum Internacional de Educação Médica da Escola Paulista de Medicina.

"Boas práticas de avaliação de aprendizagem" 
"Avaliação cognitiva"
Profa. Dra. Angélica Bicudo (UNICAMP) 

"Boas práticas de avaliação de aprendizagem" 
"Devolutiva interativa" 
Profa Dra Maria Cristina Pereira Lima (UNESP - Botucatu)  

"Historicamente, no Brasil... avaliação da aprendizagem... somativa, classificatória - e por vezes, punitiva e ADOECEDORA" 

Como lidar com conflitos de gerações 
Profa. Dra. Patrícia Tempski (FMUSP)  

"Enteléquia é a visão de mundo, vivencias compartilhadas que identificam um grupo. A geração seguinte filtra a cultura produzida pela anterior." (Karl Mannheim)

"Para educar é preciso ter amor e coragem. Para educar é preciso estabelecer o diálogo. Para educar não se pode matar a alegria e os sonhos." (Paulo Freire)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...  Aumenta a empatia, gera paz, aumenta a generosidade e outras condutas positivas da vida social, relaxamento, melhora o sistema imunológico, eleva a autoestima, aumenta o altruísmo, gera ocitocina, melhora a pressão arterial!  Precisa de mais motivos para dar aquele abraço nas pessoas queridas? Pratique a "abraçoterapia"!