Pular para o conteúdo principal

1º Fórum Internacional de Educação Médica da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP).

A vida é curta, a arte é longa... no dia do médico a alegria em poder participar das discussões sobre o desenvolvimento da educação médica no 1o. Fórum Internacional de Educação Médica da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Como desenvolver as competências técnicas e não-técnicas (softskills) na formação médica do século XXI.

Mesa de abertura com a presença da Diretoria da Escola Paulista de Medicina  (EPM) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O evento é formado por docentes de medicina, acadêmicos, pesquisadores e demais interessados na discussão sobre a educação médica do século XXI. O evento foi aberto pelo coordenador do curso de medicina da EPM (UNIFESP) Prof Dr Aécio F. de Góis

O fórum aconteceu no Teatro Marcus Lindenberg no campus da Escola Paulista de Medicina (SP). 

"O curso de Medicina atual na EPM" 
Prof. Dr. Aécio F. de Góis (EPM)

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." (Paulo Freire)

 "O curso de Medicina atual na EPM" 
Prof. Dr. Aécio F. de Góis (EPM)

"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais..." (Rubem Alves)

"Boas Práticas na Avaliação Médica"
Profa. Dra. Madalena Patrício (Universidade de Lisboa - Portugal)

 "Nem tudo vai bem nas escolas médicas..."

 "O perigo é avaliar o que é mais fácil de avaliar, em vez de avaliar os ingredientes chave"

NÃO ESQUECER!
"Os alunos fazem tudo aquilo em que sabem que vão ser avaliados
e não farão nada daquilo em que não são avaliados."

Homenagem ao Professor: Professora Catharina Brandi 

Prof Armando Ribeiro com o Prof. Dr. Aécio F. de Góis coordenador do curso de medicina da Escola Paulista de Medicina (EPM) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) durante o 1º Fórum Internacional de Educação Médica da Escola Paulista de Medicina.

"Boas práticas de avaliação de aprendizagem" 
"Avaliação cognitiva"
Profa. Dra. Angélica Bicudo (UNICAMP) 

"Boas práticas de avaliação de aprendizagem" 
"Devolutiva interativa" 
Profa Dra Maria Cristina Pereira Lima (UNESP - Botucatu)  

"Historicamente, no Brasil... avaliação da aprendizagem... somativa, classificatória - e por vezes, punitiva e ADOECEDORA" 

Como lidar com conflitos de gerações 
Profa. Dra. Patrícia Tempski (FMUSP)  

"Enteléquia é a visão de mundo, vivencias compartilhadas que identificam um grupo. A geração seguinte filtra a cultura produzida pela anterior." (Karl Mannheim)

"Para educar é preciso ter amor e coragem. Para educar é preciso estabelecer o diálogo. Para educar não se pode matar a alegria e os sonhos." (Paulo Freire)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde

Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida. A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria...

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...