Pular para o conteúdo principal

Sobre a banalização da Psicologia - VALORIZAPSI


Com frequência vemos e ouvimos “profissionais” sem nenhuma graduação atuando no âmbito da Psicologia: coach, constelação familiar, psicoterapeutas, terapias humanistas e etc. Também com frequência nos irritamos, nos indignamos, nos posicionamos, alertamos, clamamos por ajuda e a única resposta é que o número de profissionais desse tipo cresce.

Qual o limite da psicoterapia? A verdade é que nem os próprios psicólogos conseguem responder à essa pergunta porque o nosso órgão regulador, o Conselho Federal de Psicologia (CFP), não delimita nossa atuação, não restringe a psicoterapia aos profissionais competentes, determina poucas técnicas como exclusivas, mas não fiscaliza ou pune aqueles que as descumprem e, por consequência, acaba permitindo essa banalização.

Qualquer pessoa que, sem diploma de formação universitária em Psicologia, decide atuar como psicoterapeuta não comete o crime de exercício ilegal da profissão justamente pelo não posicionamento do CFP, mas adota uma atitude imoral, irresponsável e antiética com o ser humano. O CFP, ciente de toda essa irresponsabilidade, não toma atitudes de proteção à saúde da pessoa e acaba por consentir. Acreditamos que o problema não está no profissional que encontra um espaço para trabalho, mas sim no órgão regulador que permite essa atuação leviana.

E sabe por que isso é tão perigoso? Porque ninguém mais cuida da sua saúde bucal senão um dentista graduado, ninguém mais cuida da sua saúde física senão um médico, fisioterapeuta ou educador físico graduados, mas qualquer um se sente apto a cuidar da sua saúde mental mesmo sem graduação. Saiba que as questões relacionadas à saúde mental crescem a cada ano em número e gravidade, portanto não entregue sua ansiedade, depressão, angústias e inseguranças nas mãos de pessoas sem o devido comprometimento, conhecimento e graduação.

Psicoterapia refere-se ao tratamento de questões de cunho psicológico, portanto busque um psicólogo ou psiquiatra para ajudar você neste processo.

#ValorizaPsi #CFP #CRP #ConselhoFederaldePsicologia #ValorizaçãoDaPsicologia #TerapiaÉComPsicologo #Psicoterapia

Fonte: VALORIZAPSI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde

Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida. A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria...

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...