Pular para o conteúdo principal

Descubra quais atividades e passeios contribuem para o desenvolvimento do seu pequeno


A primeira infância é apontada por diversos estudiosos da psicologia infantil como um dos períodos mais importantes para a formação da personalidade, do repertório sociocultural e também da saúde ao longo da vida. É na infância que as crianças estão descobrindo o mundo e é papel dos pais e familiares criarem um ambiente rico de experiências culturais significativas. Que tal aproveitar os passeios de fim de semana para se divertir e ensinar os pequenos? A Beneficência Portuguesa de São Paulo selecionou 5 passeios culturais divertidos para toda a família.

Museu

O MIS — Museu da Imagem e do Som — apresenta mensalmente uma mais uma maratona Infantil de programação gratuita para crianças e famílias. O psicólogo da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Armando Ribeiro afirma que apesar do cérebro se desenvolver ao longo da vida é na infância que sofre grande remodelação e oferecer um ambiente estimulante culturalmente pode criar as condições iniciais para uma vida plena.

Cinema, teatro e rodas de leitura

Inclua em seus passeios uma programação regada de sessões de cinema, idas ao teatro e rodas de leitura. Essas atividades lúdicas contribuem estimulando o imaginário e, consequentemente, a criatividade das crianças. “A educação não acontece apenas na escola, mas deve ser principalmente estimulada no meio familiar com a leitura de livros com histórias clássicas e populares, boa música, visita a museus e exposições de arte, oficinas de artes e etc. As famílias que investem em oferecer uma experiência culturalmente rica e variada para os seus filhos estão plantando uma maior chance de sucesso na vida acadêmica, profissional e com certeza em uma vida plena”, comenta o especialista.

Saraus

Saraus utilizam a linguagem oral em sua composição e alguns permitem a interação com as crianças, estimulando-as a declamar os poemas que conhecem, ajudo-as a desenvolver a autoestima e confiança. “Todas estas atividades que selecionamos promovem a aquisição da linguagem oral e escrita, do pensamento lógico e criativo, da convivência pacífica e rica culturalmente. Além disso, desenvolvem competências socioafetivas, que incluem: resiliência, inteligência emocional, empatia, compaixão, comunicação assertiva e etc. Os pais são peças fundamentais ao estimularem a leitura, a música e os bons programas de TV voltados para o desenvolvimento de um repertório cognitivo rico e ampliado em seus filhos e precisam investir seu tempo de qualidade no contato afetivo e cultural dos pequenos”, incentiva o psicólogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde

Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida. A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria...

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...