quinta-feira, junho 30, 2016

Aplicabilidade da Psicologia Positiva em Diversos Contextos. II Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva

A mesa-redonda "Aplicabilidade da Psicologia Positiva em Diversos Contextos" contou com a participação dos especialistas Helder Kamei (SP) com o tema: "Florescimento nas Organizações: O impacto do bem-estar, saúde mental, qualidade de vida e capital psicológico no desempenho e satisfação com o trabalho", Celina Joppet (RJ) com o tema: "Sou Feliz porque Canto ou Canto porque sou feliz? Atitude afeta comportamento e comportamento afeta atitude"Armando Ribeiro (SP) com o tema: "Neurotecnologias a serviço da Psicologia Positiva". 


Celina Joppert demonstrou seu trabalho de cantoterapia e musicatividade com uma belíssima vivência musical.

Neurotecnologias podem auxiliar no desenvolvimento e aplicação da Psicologia Positiva em diversos contextos? É possível, por meio de equipamentos de biofeedback / neurofeedback, estudar alguns dos temas centrais da Psicologia Positiva, tais como: gratidão, compaixão, perdão, mindfulness (atenção plena), savoring e etc. 

É preciso demonstrar aos profissionais, pesquisadores e estudantes presentes na mesa-redonda que toda atividade cognitiva, emocional e comportamental tem uma reação fisiológica correspondente, consciente ou não, portanto a utilização dos sofisticados equipamentos eletrônicos permitem ver os pequenos sinais produzidos pelo corpo, tornando-se consciente e autorregulando os processos anteriormente involuntários. E melhor quando a demonstração for lúdica... Nossa participante de Portugal experimentou um "pseudoneurofeedback" e caiu na gargalhada.

Cada vez mais equipamentos são disponibilizados com "neurotecnologias", ou seja, sensores / circuitos eletrônicos e programas que são capazes de ler os pequenos sinais elétricos emitidos pelo organismo e devolvê-los de uma maneira compreensível, motivadora e principalmente lúdica.

Os equipamentos de biofeedback / neurofeedback são neurotecnologias sofisticadas, mas é fundamental que profissionais especializados possam avaliar e conduzir sessões de treinamento baseadas em evidências científicas e ética profissional. A compreensão dos aspectos psicofisiológicos do comportamento humano são essenciais para a aplicação adequada das neurotecnologias no contexto educacional, esportivo, clínico / hospitalar, "peak performance" e corporativo. 

Prof Armando Ribeiro é um dos pioneiros no estudo e aplicação das neurotecnologias na psicoterapia (Terapia Cognitivo-Comportamental) e autor do artigo: "Biofeedback em Terapia Cognitivo-Comportamental" publicado na revista científica Arquivos Médicos da FCMSCSP, além de ministrar workshops e treinamentos sobre o tema nos eventos das associações FBTC, ABPMC, Congresso Brasileiro da Psicologia: Ciência e Profissão e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário