Contribuindo para as discussões durante o Workshop Segurança do Paciente - Fatores Humanos no centro de simulação da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo - SAESP. Prof Armando Ribeiro teve a honra de ser um dos especialistas convidados pela comissão organizadora do workshop para apresentar o tema "Fatores Humnaos na Prática Anestésica - Conhecendo as minhas habilidades".
O desenvolvimento dos “fatores humanos” dos membros das equipes de saúde 👩🏻⚕️👨🏻⚕️ são a última fronteira para cenários de qualidade e segurança do paciente. Utilizar diferentes metodologias ativas de ensino - aprendizagem, através do trabalho em equipe multidisciplinar, simulação de cenários criticos, discussão critica da literatura científica baseada em evidências e também na utilização de sofisticados equipamentos médicos - hospitalares (ex. modelos robóticos e monitorização inteligente) e equipamentos de biofeedback / neurofeedback para educação das reações de estresse frente a cenários criticos, tornou o workshop da SAESP um dos mais vanguardistas do país, alinhado as últimas tendências no treinamento de habilidades não-técnicas para médicos.
Prof Armando Ribeiro com a equipe técnica do workshop de Segurança do Paciente - Fatores Humanos da SAESP. Coordenação do workshop: Aline Yuri Chibana e Laís Helena Navarro e Lima e Instrutores: Armando Ribeiro, Claudia Marquez Simões, Enis Donizetti Silva, Guilherme Antonio Moreira de Barrros e Nathalie Izumi Iritsu.
Centro de Simulação da SAESP - Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo.
Dra Aline Chibana realizando a introdução do cenário de caso no Centro de Simulação da SAESP.
Alunos do Workshop "Segurança do Paciente - Fatores Humanos" aprendem ativamente em diferentes cenários críticos no centro de simulação da SAESP. Modelos robóticos são capazes de aumentar a tensão no ambiente e oferecem diversas oportunidades de simulação realística.
Os cinco sentidos são usados exaustivamente para a reação adequada durante os cenários de simulação realística no Centro de Simulação da SAESP. Quem faz aprende e quem observa é estimulado a pensar em respostas alternativas para resolver os cenários criticos simulados.
A sala de controle de toda a imersão realística no Centro de Simulação da SAESP. A melhor tecnologia utilizada para o treinamento imersivo dos anestesiologistas.
Prof Armando Ribeiro discute os mais recentes dados científicos sobre o impacto dos comportamentos rudes (comunicação agressiva / inassertiva) na interação cirurgião / anestesiologista e o impacto na qualidade da assistência ao paciente. Fatores Humanos são essenciais para o adequado funcionamento da equipe de saúde e entrega de melhores resultados aos pacientes e a sociedade. É preciso também conscientizar os profissionais sobre os indicadores de burnout, depressão e suicidio em médicos anestesiologistas, inclusive as novas estratégias de regulação emocional (ex. mindfulness, meditação compassiva e estratégias de gestão do estresse / burnout).
#teamworking #taskmanagement #crm #situationawareness #burnout #decisionmaking #ants #anesthetistsnontechnicalskills #anestesista #anestesiologista #nontechnicalskills #humanfactors #softskills #notss #leadership
#teamworking #taskmanagement #crm #situationawareness #burnout #decisionmaking #ants #anesthetistsnontechnicalskills #anestesista #anestesiologista #nontechnicalskills #humanfactors #softskills #notss #leadership
Nenhum comentário:
Postar um comentário