Pular para o conteúdo principal

"Medicina Demais!"

Prof Armando Ribeiro teve a honra de participar do lançamento do livro "Medicina Demais! O uso excessivo pode ser nocivo a saúde" (Troppa Medicina) do médico italiano dr Marco Bobbio pioneiro do movimento mundial Slow Medicine

Nesta obra, dr Marco Bobbio explica as diferentes razões do excesso de tratamento: o desconforto de viver com a incerteza, a necessidade de questionar a própria saúde, a confiança exagerada nos potenciais da medicina, a pressão da indústria para criar necessidade de terapias e exames. Finalmente, a medicina "defensiva" induz uma excessiva prescrição de exames para evitar denúncias e pedidos de indenização.

Slow Medicine para uma prática médica sóbria, respeitosa e justa.

O evento de lançamento do livro foi aberto pelo médico geriatra dr José Carlos Aquino de Campos Velho presidente da Slow Medicine Brasil


A Slow Medicine resgata a primazia do tempo na ciência e na arte de cuidar. Tempo para ouvir, tempo para refletir, tempo para construir relações sólidas e duradouras entre médicos, pacientes, famílias e comunidade.

Trata-se de uma filosofia e de uma prática médica que buscam oferecer o melhor cuidado ao paciente, baseando-se nas melhores evidências científicas, centrando o foco no paciente e em seus valores, elaborando decisões ponderadas e cautelosas, sempre que possível compartilhadas. Propomos um cuidado que busque a tecnologia apropriada à singularidade de cada paciente e de sua situação vivencial, tendo como premissa que nem sempre fazer mais significa fazer o melhor.

Dr Dario Birolini foi professor titular de cirurgia geral e do trauma da FMUSP e professor emérito da USP e compartilhou como descobriu o movimento internacional Slow Medicine, através da indicação do livro "Il malato immaginato" (O doente imaginado) do dr Marco Bobbio. É possível ler a resenha do livro "Medicina Demais!" realizada pelo dr Dario Birolini no site do movimento Slow Medicine Brasil.

"A leitura deste livro é essencial, é um incentivo a reflexão. Ele deveria ser divulgado não apenas para o público leigo, mas também para os estudantes de Medicina e para os médicos. A adoção das sugestões formuladas pelo Prof. Marco Bobbio traria, sem qualquer dúvida, um enorme impacto para o aprimoramento da saúde e para a contenção de desperdícios de recursos economicos. Por essas razões, a iniciativa do Instituto Norberto Bobbio - Cultura, Democracia e Direitos Humanos, entidade sem fins economicos, por meio de seu presidente, Celso de Sousa Azzi, de promover a tradução da versão original do livro e de permitir, assim, a divulgação de seu conteúdo merece todo nosso reconhecimento." Dario Birolini - cirurgião geral e professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Dr Marco Bobbio fez uma excelente apresentação com os pressupostos e indagações do movimento internacional Slow Medicine. 

 "O doente imaginado"
(Il malato immaginato)

 "Medicina Demais!"
(Troppa Medicina)

 Slow Food (R) 
(Alimento bom, limpo e justo para todos)

Slow Medicine
(Medicina sóbria, respeitosa e justa)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde

Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida. A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria...

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...