quinta-feira, setembro 26, 2019

"Medicina Demais!"

Prof Armando Ribeiro teve a honra de participar do lançamento do livro "Medicina Demais! O uso excessivo pode ser nocivo a saúde" (Troppa Medicina) do médico italiano dr Marco Bobbio pioneiro do movimento mundial Slow Medicine

Nesta obra, dr Marco Bobbio explica as diferentes razões do excesso de tratamento: o desconforto de viver com a incerteza, a necessidade de questionar a própria saúde, a confiança exagerada nos potenciais da medicina, a pressão da indústria para criar necessidade de terapias e exames. Finalmente, a medicina "defensiva" induz uma excessiva prescrição de exames para evitar denúncias e pedidos de indenização.

Slow Medicine para uma prática médica sóbria, respeitosa e justa.

O evento de lançamento do livro foi aberto pelo médico geriatra dr José Carlos Aquino de Campos Velho presidente da Slow Medicine Brasil


A Slow Medicine resgata a primazia do tempo na ciência e na arte de cuidar. Tempo para ouvir, tempo para refletir, tempo para construir relações sólidas e duradouras entre médicos, pacientes, famílias e comunidade.

Trata-se de uma filosofia e de uma prática médica que buscam oferecer o melhor cuidado ao paciente, baseando-se nas melhores evidências científicas, centrando o foco no paciente e em seus valores, elaborando decisões ponderadas e cautelosas, sempre que possível compartilhadas. Propomos um cuidado que busque a tecnologia apropriada à singularidade de cada paciente e de sua situação vivencial, tendo como premissa que nem sempre fazer mais significa fazer o melhor.

Dr Dario Birolini foi professor titular de cirurgia geral e do trauma da FMUSP e professor emérito da USP e compartilhou como descobriu o movimento internacional Slow Medicine, através da indicação do livro "Il malato immaginato" (O doente imaginado) do dr Marco Bobbio. É possível ler a resenha do livro "Medicina Demais!" realizada pelo dr Dario Birolini no site do movimento Slow Medicine Brasil.

"A leitura deste livro é essencial, é um incentivo a reflexão. Ele deveria ser divulgado não apenas para o público leigo, mas também para os estudantes de Medicina e para os médicos. A adoção das sugestões formuladas pelo Prof. Marco Bobbio traria, sem qualquer dúvida, um enorme impacto para o aprimoramento da saúde e para a contenção de desperdícios de recursos economicos. Por essas razões, a iniciativa do Instituto Norberto Bobbio - Cultura, Democracia e Direitos Humanos, entidade sem fins economicos, por meio de seu presidente, Celso de Sousa Azzi, de promover a tradução da versão original do livro e de permitir, assim, a divulgação de seu conteúdo merece todo nosso reconhecimento." Dario Birolini - cirurgião geral e professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Dr Marco Bobbio fez uma excelente apresentação com os pressupostos e indagações do movimento internacional Slow Medicine. 

 "O doente imaginado"
(Il malato immaginato)

 "Medicina Demais!"
(Troppa Medicina)

 Slow Food (R) 
(Alimento bom, limpo e justo para todos)

Slow Medicine
(Medicina sóbria, respeitosa e justa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário