Pular para o conteúdo principal

Papa Francisco revela segredos para combater o estresse

'São José me guarda', afirmou o pontífice. Jorge Bergoglio diz deixar bilhetinhos com os problemas sob a imagem do carpinteiro que criou Jesus.

O Papa Francisco assegurou que seu espírito está em paz desde sua eleição e que, apesar de ter de enfrentar a corrupção dentro do Vaticano, ele não precisa recorrer a ansiolíticos.

"Há corrupção no Vaticano. Mas estou em paz", declarou o Papa, em uma entrevista publicada nesta quinta-feira (9) pelo jornal italiano “Corriere della Sera”.

A ansiedade e a tensão que, por vezes, o tomavam quando era arcebispo de Buenos Aires desapareceram depois de sua eleição ao papado, em 13 de março de 2013, garantiu Jorge Bergoglio.

"Desde o momento em que fui eleito, senti uma profunda sensação de paz. E isso nunca me deixou. Eu estou em paz, eu não sei como explicar isso", garante.

Papa Francisco sorri ao chegar para audiência semanal na Praça São Pedro, no Vaticano (Foto: Andreas Solaro / AFP)

E assegura ainda que as manobras dos conservadores que se opõem ao seu tom e às suas reformas não o impediam de dormir: "São José me guarda".

O Papa explica confiar seus problemas mais complicados em pequenos bilhetes que ele desliza sob uma pequena estátua de José, o carpinteiro que criou Jesus de acordo com a bíblia. A imagem repousa agora sob um colchão de notas.

"É assim que eu durmo bem. É a graça de Deus. Durmo seis horas todos os dias. E eu rezo...", disse o pontífice argentino, de 80 anos, antes de enumerar: breviário, rosário, missa diária...

"Eu não tomo medicamentos ansiolíticos. Os italianos dão um bom conselho: para viver em paz, precisamos de uma boa dose de 'eu não estou nem aí", afirma.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde

Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida. A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria...

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...