Pular para o conteúdo principal

Odeia segunda-feira? Pode ser resultado do seu tempo de lazer...

Depois das suas folgas, você sente que não descansou o suficiente? O problema pode não ser o pouco tempo que você permaneceu afastado do trabalho, mas o tipo de atividade escolhida para preencher as horas livres. Já parou para pensar nisso?

É segunda-feira, o expediente acabou de começar, mas o cansaço, a tensão muscular e os problemas de atenção, concentração e memória já estão batendo à porta? Se a resposta foi positiva, é hora de avaliar como tem gerenciado o seu tempo livre. “As pessoas chegam em casa e precisam descansar, mas geralmente vão para a frente do computador ou da TV. Com isso, o cérebro continua trabalhando e a sensação de estresse, ansiedade e insatisfação só aumenta”, explica Marcelo Demarzo, professor do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo.

Em pouco tempo, o que surgiu como um pequeno incômodo pode evoluir para problemas mais sérios, como hipertensão, alterações de humor, ansiedade e até depressão, conforme afirma Selma Bordin, psicóloga do Hospital Israelita Albert Einstein. Daí a importância de aprender a respeitar os limites do próprio corpo e aproveitar bem as horas de lazer. “Leia um livro que lhe dê prazer, pratique uma atividade física que lhe agrade ou vá ao cinema. Seja como for, preserve as horas de sono. É importante sair um pouco da rotina, mas também reservar espaço para o ócio”, orienta Demarzo.

Passar o fim de semana participando de compromissos sociais que não lhe trazem nenhuma satisfação, apenas para agradar amigos e parentes, também não ajuda a relaxar, de fato. “Cada um deve definir a própria agenda nos dias livres e escolher o que realmente é bom para si”, diz Demarzo.

Manter um estilo de vida saudável também é importante para combater o estresse e aumentar a disposição, segundo o psicólogo Armando Ribeiro, coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. “Praticar atividade física regularmente, manter hábitos alimentares saudáveis e dormir bem, inclusive nos dias de folga, são atitudes fundamentais para diminuir o estresse e manter a energia em alta”, diz o especialista.

No mais, aprender a viver o momento presente é um bom exercício para cultivar uma vida cheia de significado e equilíbrio. “As práticas meditativas baseadas no mindfulness - atenção plena, em tradução livre - podem ser desenvolvidas durante as atividades cotidianas, como cozinhar, tomar banho, hidratar a pele e brincar com os filhos”, afirma Ribeiro. Basta se desligar dos aparelhos eletrônicos e de tudo o mais que estiver à sua volta e focar somente naquilo que está fazendo. Vale a pena tentar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...  Aumenta a empatia, gera paz, aumenta a generosidade e outras condutas positivas da vida social, relaxamento, melhora o sistema imunológico, eleva a autoestima, aumenta o altruísmo, gera ocitocina, melhora a pressão arterial!  Precisa de mais motivos para dar aquele abraço nas pessoas queridas? Pratique a "abraçoterapia"!