quarta-feira, dezembro 25, 2013

É hora de fazer um balanço de 2013 e traçar planos. DiarioWeb.

Por Daniela Fenti para o DiarioWeb

Johnny Torres

A professora Erika Caroline Maria Malavasi e o servidor público Luciano José Malavasi, de Rio Preto, planejaram para 2013 a chegada do primeiro filho, Leonardo
A uma semana de 2014, a professora Erika Caroline Maria Malavasi, 34 anos, e o servidor público Luciano José Malavasi, 33, de Rio Preto, planejam vida nova. Ela está no quinto mês de gestação do primeiro filho, Leonardo. A história do casal seria só mais uma, se não fosse um exemplo de superação e fé. 


Há cerca de cinco anos, Luciano, recém-casado, recebeu diagnóstico de tumor no testículo. Como o tratamento poderia deixá-lo estéril e o sonho do casal sempre foi ter um bebê, ele congelou o sêmen. 

Dois anos mais tarde veio a quimioterapia e, no final do ano passado, Erika e Luciano resolveram fazer a primeira tentativa de inseminação artificial. Mas a gravidez gemelar não vingou. “Nossos sonhos são um rascunho para Deus”, defende ele, lembrando que estava desempregado e havia passado por uma intervenção cirúrgica no mesmo dia da implantação dos óvulos fecundados. 

Em 2013, já aprovado em um concurso público e com a saúde reestabelecida, Luciano e a mulher resolveram tentar outra vez. A notícia não poderia ser melhor: Leonardo está a caminho. Outra boa notícia é que os três estão de mudança. Após um período de dificuldades, eles decidiram que não queriam mais viver na antiga casa. O imóvel foi vendido e deu lugar a um terreno. 
“O mais gostoso é saber que, depois de tudo o que passamos, nosso amor está fortalecido”, garante Erika, que vive na casa de parentes enquanto a casa nova não fica pronta. 

Assim como a professora e o servidor público, há quem esteja prestes a realizar seus sonhos no ano que vem. Outros ainda terão de lidar com algumas frustrações. Porém, o importante é não desistir.“Primeiramente, é preciso refletir sobre as metas atingidas ou não neste ano, caso tenham sido construídas no final de 2012. É imperativo avaliar se os passos necessários para conquistar esses objetivos foram dados e se seu comportamento durante o ano priorizou e focou nessa realização”, ensina a coach Ada Assis e Silva. 

Ainda segundo Ada, disciplina e persistência são palavras de ordem para que se alcance qualquer objetivo. “O plano de ação para o próximo ano deve ser feito agora se ainda não tiver sido traçado. E deve conter as ações a serem tomadas durante a jornada, com datas limites para que aconteçam. É importante colocar datas e prazos para que você possa analisar se está no caminho certo.” 

Cada pessoa tem um tipo de meta. As mais comuns estão relacionadas a saúde, relacionamentos, carreira, finanças e controle emocional. O coach Luís Marino comenta que não é possível delimitar um limite de metas por ano, mas a sugestão é que, após a conquista e a celebração de um objetivo, inicie-se outro. 

“Inicie somente após a comemoração. É importantíssimo viver esse sentimento, que reforçará sua crença para a conquista dos demais objetivos.” Para quem ainda não sabe por onde começar, a melhor maneira é colocar as ideias no papel, a fim de que se dê o primeiro passo rumo à materialização dos desejos. 

Marino orienta que tal papel precisa estar sempre em um lugar visível, já que aquilo que não é visto não costuma ser lembrado. O ideal é que a lista seja feita por ordem de prioridades e que as pessoas tenham consciência das consequências de suas decisões. “As pessoas não conquistam as coisas simplesmente por querer. Elas conquistam pelo estado e sentimento que o objetivo gera nelas. Essa relevância faz com que se mantenham comprometidas”, observa. 

Frustração também faz parte da vida 

Enquanto muitas pessoas estão cheias de esperança no coração, outras sentem uma profunda tristeza com a chegada do fim do ano. Prova disso é que a procura pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) aumenta em torno de 20% no posto de Rio Preto. Para a psicóloga clínica e organizacional Silvia Homsi, esse sentimento surge, muitas vezes, porque as pessoas pensam naquilo que ainda gostariam de fazer, mas não terão tempo. 

“Todo fim de ano é a mesma coisa. Parte da população faz as famosas listas de ano novo, baseando-se no anseio de que o ano seguinte seja melhor do que o anterior. Esses itens são muito interessantes e seriam maravilhosos se não fosse por um único ponto: normalmente, a lista vai para a gaveta ou simplesmente é esquecida, tornando-se um acúmulo de boas intenções sem um sentido prático”, diz ela. 

De acordo com o psicólogo Armando Ribeiro, coordenador do programa de avaliação do estresse da Beneficência Portuguesa, de São Paulo, o pessimismo pode ser sinal de ansiedade e até mesmo de sintomas depressivos. 
“Ao refletirmos sobre as realizações e conquistas do ano, podemos nos confrontar com aspectos negativos e expectativas frustradas. É sempre importante transformar o que deu errado em aprendizagem para alavancar o novo ano que virá.” 

Para que as pessoas consigam tirar suas ideias do papel e colocá-las em prática, Ribeiro ensina que cada um só deve se comprometer com aquilo que depende diretamente de suas ações. Além disso, é fundamental traçar objetivos possíveis e realizáveis, que não sejam pautados pelo exagero desta época. 

“Muita motivação sem ação é desnecessária, portanto, deve-se buscar a realização de pequenos feitos, que aumentarão o senso de controle pessoal e levarão a novas e importantes conquistas.”



Fonte: DiarioWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário