Pular para o conteúdo principal

Programa Saúde Emocional - Episódio 6


Programa Saúde Emocional do canal Bem Simples - Episódio 6



Todas as emoções negativas se refletem no nosso corpo. Uma equipe de médicos especialistas de diferentes áreas nos ensinam ferramentas para tirar o melhor das emoções e da influência que elas têm sobre o nosso organismo.

O psicólogo Prof. Armando Ribeiro fala sobre os aspectos psicológicos e emocionais relacionados ao HIV/Aids e aborda o papel do equilíbrio emocional na promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos portadores. As pesquisas sobre a psiconeuroimunologia apontam para uma complexa relação entre o nosso corpo e as nossas emoções e comportamentos, salientando que é possível manter à doença sob controle, a partir da adoção de uma postura otimista, equilibrada e promotora de um estilo de vida saudável. Nossos pensamentos são fundamentais para a manutenção de um corpo saudável e capaz de enfrentar o vírus.

O programa Saúde Emocional faz parte do canal Bem Simples da FOX, vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 07h ou 21h, aos domingos às 09h. O programa é transmitido pela NET canal 81, GVT canal 72, Via Embratel canal 34, Telefonica canal 549 e TVA canal 69.


Dicas de Leitura


O prof. Armando Ribeiro escreveu o capítulo (em espanhol) "Manejo del estrés en pacientes con enfermedad crónica" no livro internacional "Cuidado al paciente con enfermedad crónica" organizado pelas professoras da Faculdade de Enfermagem da Pontificia Universidad Javeriana (Colômbia). Este livro contou com a participação de profissionais de saúde da Colômbia, do Chile e do Brasil, especialistas nas suas respectivas áreas de atuação. O prof. Armando Ribeiro refere-se ao estresse: "el estrés es una oportunidad ecuánime para la destrucción" e aponta para caminhos embasados na ciência para a redução do estresse e promoção do bem-estar biopsicossocial e espiritual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...  Aumenta a empatia, gera paz, aumenta a generosidade e outras condutas positivas da vida social, relaxamento, melhora o sistema imunológico, eleva a autoestima, aumenta o altruísmo, gera ocitocina, melhora a pressão arterial!  Precisa de mais motivos para dar aquele abraço nas pessoas queridas? Pratique a "abraçoterapia"!