Pular para o conteúdo principal

Conheça os três fatores que mais causam estresse no trabalho e elimine-os.

Conheça os três fatores que mais causam estresse no trabalho e elimine-os.


Três fatores são apontados como os mais influentes na causa do estresse no trabalho. Conhecendo melhor esses fatores, podemos criar um ambiente de trabalho menos estressante e mais produtivo. 

Fator 1: Sobrecarga de trabalho.
Considerado o inimigo no. 1 dos tempos modernos, o acúmulo de trabalho é como um vírus disseminado em nossas empresas. A cultura do “faz tudo” ou do “quebra-galho” para cortar gastos, leva cada vez mais pessoas aos níveis de estresse tóxico, aumentando o risco de doenças físicas e emocionais ligadas ao estresse. O pior é que ainda existem pessoas que se vangloriam das agendas cheias e da falta de tempo para a família e filhos.


Fator 2: Falta de feedback.
Em um mundo cada vez mais conectado, com possibilidades de comunicação nunca antes imaginadas, as pessoas reclamam da falta de feedback, ou pelo menos, do feedback positivo. O bom trabalho é muitas vezes visto como apenas uma obrigação, enquanto o erro é punido, servindo de motivo para perseguição ou até mesmo de assédio moral. Muitos trabalhadores passam o ano todo esperando pela famosa “avaliação de desempenho”, que para alguns já virou sessão de tortura.


Fator 3: Estresse interpessoal.
Já é comum ouvir algumas pessoas afirmarem que o maior problema das escolas são os alunos, das empresas os trabalhadores e da nação a própria população. Nada aborrece mais do que gente que é diferente da gente! O estresse interpessoal pode começar de uma brincadeira de mau gosto, de um mal entendido ou da própria cabeça da gente. Lidar com gente é fogo, por isso devemos encarar o estresse interpessoal com muito cuidado e seriedade, pois do contrário poderá arruinar desde à saúde pessoal e a empresa como um todo.


Texto produzido pelo Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto, consultor em gestão do estresse ocupacional e de qualidade de vida no trabalho (QVT). O texto pode ser reproduzido em sua totalidade com crédito dado ao Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto. Website: www.armandoribeiro.com e Blog: www.armandoribeiro.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...  Aumenta a empatia, gera paz, aumenta a generosidade e outras condutas positivas da vida social, relaxamento, melhora o sistema imunológico, eleva a autoestima, aumenta o altruísmo, gera ocitocina, melhora a pressão arterial!  Precisa de mais motivos para dar aquele abraço nas pessoas queridas? Pratique a "abraçoterapia"!