Pular para o conteúdo principal

II Congresso Sul-Americano de Hipnose / I Congresso Brasileiro de Hipnose Contemporânea (II HIPNOSUR / I HIPNOBRASIL)

 

II Congresso Sul-Americano de Hipnose - II HIPNOSUR
I Congresso Brasileiro de Hipnose Contemporânea - I HIPNOBRASIL


São Paulo - SP, 12 a 15 de abril de 2012.

Coordenação Geral
Dr. Osmar Ribeiro Colás
Presidente do Evento
Coordenador do Grupo de Estudos de Hipnose – GEH

Público alvo
Principalmente alunos e profissionais da saúde, embora outros profissionais da área de ciências humanas também possam participar.

Objetivo
Oferecer a oportunidade de ampliar, atualizar e compartilhar conhecimentos nas áreas da Hipnose e demais Estados Modificados de Consciência (EMC).

Realização
Grupo de Estudos de Hipnose da Unidade de Medicina Comportamental do Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina/ Unifesp.

Mais informações:

Tema Central
Hipnose e outros estados modificados de consciência como instrumentos terapêuticos coadjuvantesnas diversas áreas da saúde

Apresentação

A Hipnose tem sido cada vez mais reconhecida como valioso instrumento coadjuvante terapêutico. Os avanços em neurociências veem validar a utilização desta técnica, principalmente na área da saúde. Sua aplicação não se restringe apenas nas áreas da psicologia, medicina, odontologia e fisioterapia (recentemente reconhecida pelo CREFITO), mas também em outras áreas da saúde como na enfermagem, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Outros Estados Modificados de Consciência – EMC – como relaxamento, meditação, auto-hipnose, mindfullness, etc., podem ser utilizados por outros profissionais, não apenas da saúde, mas também das áreas de ensino, esportes e outras, guardados os limites éticos de atuação dentro de cada área profissional.            

A UNIFESP, assumindo sua visão multiprofissional integrativa e reconhecendo as vertentes das neurociências que validam estes instrumentos está viabilizando a realização deste evento pelo Grupo de Estudos de Hipnose da Unidade de Medicina Comportamental do Departamento de Psicobiologia e, do Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas da Pró-reitoria de Extensão (NUMEPI).

Programação Oficial:

Observação: O Prof. Armando Ribeiro apresentará uma palestra sobre "Hipnose e Biofeedback: de Moraes Passos aos dias atuais" em 14/04/2012 no II HIPNOSUR / I HIPNOBRASIL.

RESUMO

HIPNOSE E BIOFEEDBACK: DE MORAES PASSOS AOS DIAS ATUAIS
Autor: Armando Ribeiro das Neves Neto
Instituição: Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Introdução: O dr. A.C. de Moraes Passos é considerado em nosso meio um dos pioneiros na aplicação da hipnose em medicina e principalmente em questões relacionadas à hipniatria e dessensibilização sistemática pela visualização cênica hipnótica de quadros fóbicos, mas o vanguardismo de Moraes Passos também se dá pela associação de equipamentos eletrônicos sofisticados como recursos auxiliares na indução da hipnose instrumental, bem como na utilização de equipamentos de biofeedback (ex. resistência galvânica da pele) para monitoramento das alterações psicofísicas em hipnose.
Objetivos do trabalho: Descrever as possibilidades e desafios da aplicação do biofeedback como recurso auxiliar na prática da hipnose clínica, principalmente na aplicação em psicoterapia (Terapia Cognitivo-Comportamental) e Medicina Comportamental.
Metodologia: Revisão narrativa e relato de experiências do autor obtidos na Unidade de Medicina Comportamental da UNIFESP e também no curso de extensão em Hipnose Clínica da PUC-SP / COGEAE.
Resultados: A utilização de equipamentos de biofeedback para demonstração da autoregulação psicofísica em treinamentos de hipnose parece reforçar a interdependência corpo-mente nos processos patológicos e salutogênicos. O dr. A.C. de Moraes Passos faz relatos da utilização da dessensibilização sistemática pela visualização cênica hipnótica (Moraes Passos, 1975) e da utilização da hipnose instrumental e do biofeedback (Moraes Passos & Labate, 1998), trabalhos estes que estimularam um maior crescimento de interessados nesta possível associação em nosso meio. O biofeedback poderá auxiliar no treinamento de hipnose, principalmente para os alunos mais céticos ou fortemente influenciados pelo paradigma do dualismo cartesiano. A hipnose também poderá ser uma estratégia didática para os treinamentos de biofeedback, pois facilitará a demonstração das diferentes modalidades de biofeedback (ex. coerência cardíaca / variabilidade da frequência cardíaca, resistência galvânica da pele, entre outros), em resposta às induções hipnóticas.
Conclusões: A associação de biofeedback e hipnose devem ser promovidas, principalmente nos centros de treinamento, disponibilizando aos alunos em formação uma visão mais ampla e profunda da interdependência corpo-mente, além de estimular o crescimento dessas duas áreas de aplicação da psicofisiologia aplicada (autoregulação psicofísica).
Palavras-chave: hipnose; biofeedback; autoregulação psicofísica; Terapia Cognitivo-Comportamental; Medicina Comportamental

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...  Aumenta a empatia, gera paz, aumenta a generosidade e outras condutas positivas da vida social, relaxamento, melhora o sistema imunológico, eleva a autoestima, aumenta o altruísmo, gera ocitocina, melhora a pressão arterial!  Precisa de mais motivos para dar aquele abraço nas pessoas queridas? Pratique a "abraçoterapia"!