segunda-feira, maio 16, 2016

Descubra quais atividades e passeios contribuem para o desenvolvimento do seu pequeno


A primeira infância é apontada por diversos estudiosos da psicologia infantil como um dos períodos mais importantes para a formação da personalidade, do repertório sociocultural e também da saúde ao longo da vida. É na infância que as crianças estão descobrindo o mundo e é papel dos pais e familiares criarem um ambiente rico de experiências culturais significativas. Que tal aproveitar os passeios de fim de semana para se divertir e ensinar os pequenos? A Beneficência Portuguesa de São Paulo selecionou 5 passeios culturais divertidos para toda a família.

Museu

O MIS — Museu da Imagem e do Som — apresenta mensalmente uma mais uma maratona Infantil de programação gratuita para crianças e famílias. O psicólogo da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Armando Ribeiro afirma que apesar do cérebro se desenvolver ao longo da vida é na infância que sofre grande remodelação e oferecer um ambiente estimulante culturalmente pode criar as condições iniciais para uma vida plena.

Cinema, teatro e rodas de leitura

Inclua em seus passeios uma programação regada de sessões de cinema, idas ao teatro e rodas de leitura. Essas atividades lúdicas contribuem estimulando o imaginário e, consequentemente, a criatividade das crianças. “A educação não acontece apenas na escola, mas deve ser principalmente estimulada no meio familiar com a leitura de livros com histórias clássicas e populares, boa música, visita a museus e exposições de arte, oficinas de artes e etc. As famílias que investem em oferecer uma experiência culturalmente rica e variada para os seus filhos estão plantando uma maior chance de sucesso na vida acadêmica, profissional e com certeza em uma vida plena”, comenta o especialista.

Saraus

Saraus utilizam a linguagem oral em sua composição e alguns permitem a interação com as crianças, estimulando-as a declamar os poemas que conhecem, ajudo-as a desenvolver a autoestima e confiança. “Todas estas atividades que selecionamos promovem a aquisição da linguagem oral e escrita, do pensamento lógico e criativo, da convivência pacífica e rica culturalmente. Além disso, desenvolvem competências socioafetivas, que incluem: resiliência, inteligência emocional, empatia, compaixão, comunicação assertiva e etc. Os pais são peças fundamentais ao estimularem a leitura, a música e os bons programas de TV voltados para o desenvolvimento de um repertório cognitivo rico e ampliado em seus filhos e precisam investir seu tempo de qualidade no contato afetivo e cultural dos pequenos”, incentiva o psicólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário