Pular para o conteúdo principal

Exercícios de Apreciação - HeartMath Institute

Exercícios de Apreciação 
(HeartMath Institute)

Foco no Coração: Concentre sua atenção na área do coração e respire um pouco mais fundo do que o normal, por 5 ou 6 segundos e expirando por 5 ou 6 segundos.

Respiração do Coração: Imagine respirar através do seu coração. Imagine-se inspirando e expirando lentamente pela área do coração.

Sentimento do coração: ative um sentimento positivo ao manter o foco e a respiração do coração. Lembre-se de um momento em que você se sentiu bem por dentro e tente reviver o sentimento. Lembre-se de um lugar especial ou do amor que sente por um amigo próximo, parente ou animal de estimação estimado. A chave é o foco em algo que você realmente aprecia.

Como você está se sentindo? Você percebe uma maior sensação de facilidade, bem-estar ou relaxamento? Quer ir ainda mais fundo? Tente incorporar maior apreço à sua vida das seguintes maneiras simples:

1. Intervalos de Apreciação: Faça dois ou três intervalos de apreciação por dia - de preferência no início da manhã, durante o trabalho, na escola, no retorno a casa ou antes de dormir. Basta seguir os passos simples acima. Leva apenas dois minutos para alcançar o equilíbrio mental, emocional e físico.

2. Lista de Apreciação: Faça uma lista das coisas que você aprecia - pessoas, lugares, atividades, animais de estimação - e escolha uma ou duas todas as manhãs para manter seu coração durante o dia. Escolha um item novamente à noite para segurar seu coração enquanto descansa.

3. Apreciação no momento: mantenha sua lista de agradecimentos fechada o dia inteiro, no bolso ou na bolsa, pelo computador ou em outro lugar. Em momentos estressantes, escolha um item que possa evocar rapidamente a apreciação. Pode transformar um dia estressante em um dia que flui - em 30 segundos ou menos.

"Aprendi que as pessoas esquecerão o que você disse, as pessoas esquecerão o que você fez, mas as pessoas nunca esquecerão como você as fez se sentir." - Maya Angelou

Envolva o poder do seu coração para gerar e sustentar sentimentos de gratidão para ajudar a aumentar seu próprio bem-estar. A prática desses exercícios de apreciação acelera sua conexão com seu próprio coração. Apreciar a nós mesmos e aos outros ajuda a restaurar a cor da nossa percepção da vida em preto e branco.

Simplesmente ativando um sentimento positivo de apreciação sincera, você pode aumentar a coerência do ritmo cardíaco, reduzir o estresse emocional e melhorar sua saúde.

Considere praticar apreciação todos os dias.

Com cuidado,

Sara Childre,
Presidente, Instituto HeartMath

Fonte: HeartMath Institute (Google Tradutor)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde

Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida. A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria...

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...