Pular para o conteúdo principal

Gestão de Práticas Integrativas e Complementares - Ministério da Saúde / PNPIC



O Prof. Armando Ribeiro é um dos especialistas certificados pelo Ministério da Saúde / Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - PNPIC, após conclusão do curso de "Capacitação em Gestão de Práticas Integrativas e Complementares".

O Curso de Gestão de Práticas Integrativas e Complementares visa capacitar gestores e técnicos das coordenações de PICs no SUS sobre as Práticas Integrativas e Complementares - PICs, fortalecendo ações e serviços de PICs nas Redes de Atenção à Saúde. Além disso, o curso promoveu a interação e a troca de experiências entre os profissionais envolvidos com as PICs, consolidando a Comunidade de Práticas como uma rede colaborativa de aprendizagem.

Esse curso tem como base as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em conformidade com os princípios estabelecidas para a Educação Permanente.

Além da capacitação oferecida pelo Ministério da Saúde / PNPIC, o Prof. Armando Ribeiro formou-se pela primeira turma (2013) do curso de pós-graduação em "Bases da Medicina Integrativa" pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

O sistema vigente de saúde é geralmente reativ​o, e seu enfoque recai quase q​ue inteiramente no diagnóstico e n​o tratamento das ​doenças e seus sintomas, quando é clara a necessidade de uma proposta mais voltada à prevenção e à real promoção da saúde. Pacientes, médicos e profissionais de saúde raramente discutem com profundidade aspectos relacionados à mudança do estilo de vida, bem-estar e como poderíamos de fato usufruir de nossos processos biológicos inatos de cura e saúde. Por outro lado, a quantidade de informação disponível sobre medicina convencional e, também, sobre a medicina integrativa cresce em um ritmo exponencial. Esse crescimento traz uma enorme dificuldade ao profissional de saúde na tomada de decisões e no manejo das informações para aplicação em sua vida prática, de forma segura e com embasamento científico.

Entre as diversas apresentações científicas, o Prof. Armando Ribeiro foi convidado a abordar o tema "Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Mental" na 4a. Jornada de Terapias Cognitivas do NEAPC em Porto Alegre / RS (05/2014) e também na 4a. Jornada Sergipana de Terapia Cognitivo-Comportamental em Aracajú / SE (05/2014), além do artigo especial sobre "Práticas Meditativas na saúde pública" na revista Psique (nº 101).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...

Fuja do descontrole

Fuja do descontrole Quando em excesso, os sintomas de ansiedade se transformam em patologia e perturbam a qualidade de vida.