sexta-feira, setembro 20, 2013

Livro de Resumos da 1º Conferência Brasileira de Biofeedback



Esse Livro de Resumos reúne o trabalho de profissionais e pesquisadores presentes na 1ª. Conferência Brasileira de Biofeedback. Ele deve ser considerado um registro do esforço de todos nós para o avanço da ciência e sistematização dessa técnica ainda incipiente no Brasil. Temos aqui um resumo dos trabalhos apresentados nessa conferência e desejamos que ele possa ser usado por você que deseja conhecer mais sobre a técnica e os profissionais atuantes. Encorajamos que você tenha um olhar crítico sobre as produções aqui apresentadas e que procure se aprofundar sobre as temáticas de interesse através de outras fontes também. Alguns autores disponibilizaram email para contatos futuros. Essa é uma ótima forma para o enriquecimento das relações com profissionais da área.


O Prof. Armando Ribeiro apresentou a palestra "Biofeedback em Terapia Cognitivo-Comportamental" na 1º Conferência Brasileira de Biofeedback: Avanços Tecnológicos em Esporte, Saúde e Educação.


Resumo da apresentação

Biofeedback em Terapia Cognitivo-Comportamental
Armando Ribeiro das Neves Neto, Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A utilização do biofeedback / neurofeedback como um recurso complementar ao campo da psicoterapia / psicologia clínica e hospitalar, especificamente da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) no Brasil, vem sendo desenvolvida há algumas décadas, principalmente a partir de psicólogos interessados em utilizar os resultados das pesquisas do campo da psicofisiologia aplicada aos seus pacientes clínicos. Objetivo: Descrever o desenvolvimento do biofeedback na prática da TCC, inclusive suas principais vantagens e desafios futuros. Método: Revisão narrativa. Resultados: A associação do biofeedback como um recurso complementar à prática da TCC pode ser encontrada nos trabalhos apresentados na Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e também no Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, entre outros. É também possível encontrar centros acadêmicos que aplicam o biofeedback / neurofeedback na psicoterapia (TCC), exemplos: Unidade de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Programa de Avaliação do Estresse do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, entre outros. A associação de TCC e biofeedback acontece principalmente para o tratamento de transtornos mentais (ex. ansiedade, fobias, TDAH e etc.) e queixas psicofisiológicas / psicossomáticas (ex. estresse crônico, somatização, dor crônica, fibromialgia, síndrome do intestino irritável, cefaleia tensional, hipertensão arterial essencial, insônia e etc.). Discussão: Apesar do interesse crescente pela associação do biofeedback / neurofeedback na prática da TCC ainda encontram-se desafios importantes para a sua utilização adequada, tais como: (a) custo dos equipamentos, sensores e suprimentos, (b) falta de cursos e treinamentos específicos de formação em biofeedback, (c) acesso às pesquisas e pesquisadores que já utilizam o biofeedback, (d) desconhecimento dos profissionais de saúde mental e/ou TCC e (e) assédio das empresas e/ou comerciantes dos equipamentos (NEVES NETO, 2010). É preciso também enfatizar a importância da criação de uma resolução específica à prática do biofeedback / neurofeedback em Psicologia pelo CFP, além do fortalecimento de associações sérias para o desenvolvimento do campo em nosso meio e também da regulamentação e aprovação dos equipamentos utilizados na prática clínica pela ANVISA e demais órgãos competentes.

Palavras chave: biofeedback, neurofeedback, terapia cognitivo-comportamental, psicoterapia, psicologia clínica

Bibliografia Recomendada:

Neves Neto AR. Biofeedback em terapia cognitivo-comportamental. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo. 2010; 55(3): 127-32.

Neves Neto AR. Biofeedback como recurso auxiliar em terapia cognitivo-comportamental de casais. In: Zeglio C, Finotelli Jr I, Rodrigues Jr OM (orgs.) Relações Conjugais. São Paulo: Zagodoni, 2013.

Neves Neto AR. Terapia Cognitivo-Comportamental e biofeedback para o tratamento da fobia específica (medo de dirigir). In: Suffert CLC, Fonseca YXF (orgs.) Medo de Dirigir. São Paulo: Vetor Editora, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário