quinta-feira, janeiro 03, 2013

Mudar ou mudar, eis a questão! Blog Seu Coração

 Dicas para mudanças de hábitos
 
A mudança do estilo de vida é uma das melhores ações que podemos realizar para promover saúde, bem-estar e felicidade. Mudar é tão difícil, porque temos a tendência em persistir com hábitos nocivos já tão arraigados em nosso dia-a-dia. As mudanças significam mais do que simples ações, implicam em sair da zona de conforto, da inércia dos velhos hábitos, da quebra de paradigmas mentais. A mudança em si tem um custo impalpável, invisível, mas que pode gerar algum sofrimento – daí o adiamento, a procrastinação.

Seguir uma alimentação mais saudável, iniciar uma atividade física, buscar momentos de relaxamento, parar de fumar, de ficar estressada por coisas pequenas – todos sabem o quanto essas coisas são importantes, mas nem todos conseguem romper a inércia dos velhos hábitos. E então a dieta ou a atividade física acabam ficando para a próxima segunda-feira…

Se mudar é a questão, algumas dicas podem ajudá-la!

Escreva uma lista de objetivos com as metas que pretende alcançar, com o tempo esperado para cada etapa.

Para metas grandes a melhor estratégia é quebrá-la em partes menores, mais fáceis de realizar.

A cada nova conquista é preciso se reforçar, um presente ou uma ida ao salão de beleza pode ajudar. Compartilhe os sucessos com as amigas, isso também pode ajudar.

Se a dificuldade para a mudança está muito grande e você percebe que está adiando as mudanças saudáveis que deseja em sua vida, procure ajuda de um psicólogo. Mudar é simples, desde que não haja obstáculos emocionais muito grandes.

Abraços,

Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto – psicólogo, coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Fonte: Blog Seu Coração - Cardiologia da Beneficência Portuguesa de São Paulo

2 comentários:

  1. Segundo dados do blog Seu Coração aproximadamente 21 milhões de mulheres brasileiras são consideradas pacientes de alto risco cardíaco, os fatores de risco são bem divulgados, mas a questão atual é sobre o papel da MUDANÇA de hábitos!!! O diagnóstico correto e a medicação/intervenção correta não substituem o papel da mudança de comportamento. O trabalho do psicólogo tem um papel fundamental na equipe de Cardiologia, treinando profissionais, educando pacientes e familiares para um dos passos mais importantes no controle das doenças cardiovasculares.

    ResponderExcluir
  2. "Mudar ou mudar, eis a questão". Gosto do pensamento "Se você quer mudar o mundo, comece pelo seu quintal"... a Psicologia pode ser uma parceira na maior mudança da sua vida... a mudança de si mesmo!

    ResponderExcluir