terça-feira, janeiro 08, 2013

Bastidores da entrevista a Rede TV News


Bastidores da entrevista com o Prof. Armando Ribeiro - psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo para o programa Rede TV News sobre o projeto de lei nº 942/2012 que proíbe a fabricação e a venda de armas de brinquedo no estado de São Paulo.



Armas de brinquedo incitam a violência em crianças? Diferentemente dos simulacros (armas de brinquedo que imitam armas de verdade e que podem ser utilizadas para a prática de crimes), não há consenso entre os especialistas sobre o aumento real da agressividade entre crianças que brincam com espadas, revólveres de água e outros brinquedos da mesma categoria. Reforçamos que os brinquedos devem ser adequados à faixa etária e ao desenvolvimento psicológico das crianças, além de possuírem aprovação de órgãos regulamentadores (ex. INMENTRO) e da sociedade civil (ex. Fundação ABRINQ, Instituto Nacional INNAC, entre outros).

Não devemos proibir o direito de brincar, os pais devem ser mais participativos e próximos de seus filhos durante as brincadeiras. Para muitos especialistas em comportamento humano é dever dos pais e não do estado a escolha das brincadeiras e brinquedos, que traduzem culturas, valores e crenças. Brincar com armas de brinquedo para alguns especialistas em desenvolvimento infantil e pedagogia, pode se tratar de uma etapa natural do desenvolvimento das crianças, que dão vazão as fantasias e a imaginação infantis, através de seus heróis e vilões.

Penny Holland da London Metropolitan University realizou uma pequisa com crianças da pré-escola na Inglaterra e descobriu que ao brincar com armas de brinquedo, o clima da brincadeira se tornava mais agressivo a curto prazo, mas que o ambiente ficava incrivelmente mais relaxado poucas horas depois.


REDETV NEWS

Projeto de lei quer proibir venda de armas de brinquedo. O texto ainda prevê a punição para os comerciantes que desrespeitarem a lei. A medida aprovada pela Assembleia Legislativa causou polêmica na cidade.

Um comentário:

  1. Projeto de lei quer proibir venda de armas de brinquedo. O texto ainda prevê a punição para os comerciantes que desrespeitarem a lei. A medida aprovada pela Assembleia Legislativa causou polêmica na cidade.
    Assista a matéria completa na RedeTV News, no link: http://goo.gl/3yjNW






















    ResponderExcluir