Pular para o conteúdo principal

Bastidores da entrevista a Rede TV News


Bastidores da entrevista com o Prof. Armando Ribeiro - psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo para o programa Rede TV News sobre o projeto de lei nº 942/2012 que proíbe a fabricação e a venda de armas de brinquedo no estado de São Paulo.



Armas de brinquedo incitam a violência em crianças? Diferentemente dos simulacros (armas de brinquedo que imitam armas de verdade e que podem ser utilizadas para a prática de crimes), não há consenso entre os especialistas sobre o aumento real da agressividade entre crianças que brincam com espadas, revólveres de água e outros brinquedos da mesma categoria. Reforçamos que os brinquedos devem ser adequados à faixa etária e ao desenvolvimento psicológico das crianças, além de possuírem aprovação de órgãos regulamentadores (ex. INMENTRO) e da sociedade civil (ex. Fundação ABRINQ, Instituto Nacional INNAC, entre outros).

Não devemos proibir o direito de brincar, os pais devem ser mais participativos e próximos de seus filhos durante as brincadeiras. Para muitos especialistas em comportamento humano é dever dos pais e não do estado a escolha das brincadeiras e brinquedos, que traduzem culturas, valores e crenças. Brincar com armas de brinquedo para alguns especialistas em desenvolvimento infantil e pedagogia, pode se tratar de uma etapa natural do desenvolvimento das crianças, que dão vazão as fantasias e a imaginação infantis, através de seus heróis e vilões.

Penny Holland da London Metropolitan University realizou uma pequisa com crianças da pré-escola na Inglaterra e descobriu que ao brincar com armas de brinquedo, o clima da brincadeira se tornava mais agressivo a curto prazo, mas que o ambiente ficava incrivelmente mais relaxado poucas horas depois.


REDETV NEWS

Projeto de lei quer proibir venda de armas de brinquedo. O texto ainda prevê a punição para os comerciantes que desrespeitarem a lei. A medida aprovada pela Assembleia Legislativa causou polêmica na cidade.

Comentários

  1. Projeto de lei quer proibir venda de armas de brinquedo. O texto ainda prevê a punição para os comerciantes que desrespeitarem a lei. A medida aprovada pela Assembleia Legislativa causou polêmica na cidade.
    Assista a matéria completa na RedeTV News, no link: http://goo.gl/3yjNW






















    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde

Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida. A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria...

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...