Pular para o conteúdo principal

Presidenta da FBTC visita a equipe de Psicologia Hospitalar da Beneficência Portuguesa de São Paulo


Presidenta da FBTC visita a equipe de Psicologia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e Hospital São José
 
 
A Profa. Dra. Carmem Beatriz Neufeld atual presidenta da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC (gestão 2011-2013) e coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP) honrou-nos com sua visita à equipe de Psicologia Hospitalar do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e Hospital São José. Os psicólogos Dra. Cristina Oda (responsável técnica) e Prof. Armando Ribeiro (coordenador do Programa de Avaliação do Estresse - PAE) ficaram agraciados pela simpatia e competência da Dra. Carmem Beatriz que busca fortalecer os diferentes grupos de pesquisa e assistência formados por terapeutas cognitivos em nosso país.
 
A FBTC fará 15 anos e nosso grupo estará presente nesta data tão especial para os terapeutas cognitivos brasileiros. O encontro acontecerá durante o IX Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas: da pesquisa à prática (Ribeirão Preto - SP, 10 a 13 de abril de 2013).
 
 
 
Sobre a FBTC
 
A Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) é a associação nacional dos profissionais e estudantes que se dedicam ao estudo e a prática das diferentes abordagens das Terapias Cognitivas no Brasil. Além disso, a FBTC tem estabelecido parcerias com entidades representativas internacionais, no intuito de dar visibilidade às produções brasileiras internacionalmente, mantendo relações com a Academy of Cognitive Therapy e com a Association of Behavioral and Cognitive Therapies, sendo membro da Associação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas.
Caracteriza-se por ser uma entidade profissional sem fins lucrativos, que zela pela ética e pelo alto padrão científico na divulgação da área e da prática clínica dos profissionais associados. Ser um associado da FBTC confere ao profissional/estudante a credibilidade de participar deste grupo e a possibilidade de constante atualização e troca de informações pela interação profícua com os demais profissionais das Terapias Cognitivas, de todo o Brasil e exterior. Nesse sentido, a FBTC através de seus eventos e publicações, incentiva a discussão científica de idéias e o compartilhar de experiências em uma comunidade pujante em produção de conhecimentos na área das Terapias Cognitivas.
 

História

 
Fundada em 1998 com o objetivo de incentivar a pesquisa e a publicação dos trabalhos referentes às Terapias Cognitivas no Brasil, a FBTC promove o intercâmbio científico entre profissionais e estudantes da área. Caracterizada como uma entidade cuja diretoria é itinerante, a FBTC tem sua Diretoria eleita a cada dois anos durante o Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas.
Consonante com esses objetivos, a FBTC passou a ser responsável pela promoção e organização do Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas (CBTC), além de eventos internacionais, cursos de curta duração, “Workshops” e conferências, visando aperfeiçoar a formação teórica e prática dos profissionais interessados nas Terapias Cognitivas. Além disso, desde 2005 a FBTC é responsável pela edição da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC) cujo objetivo é fomentar e divulgar a produção sobre Terapias Cognitivas no Brasil. O regulador maior da FBTC é seu Estatuto, que se encontra na sua terceira versão reformulada e devidamente registrada nos órgãos competentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde

Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida. A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria...

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...