terça-feira, outubro 16, 2012

Presidenta da FBTC visita a equipe de Psicologia Hospitalar da Beneficência Portuguesa de São Paulo


Presidenta da FBTC visita a equipe de Psicologia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e Hospital São José
 
 
A Profa. Dra. Carmem Beatriz Neufeld atual presidenta da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC (gestão 2011-2013) e coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP) honrou-nos com sua visita à equipe de Psicologia Hospitalar do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e Hospital São José. Os psicólogos Dra. Cristina Oda (responsável técnica) e Prof. Armando Ribeiro (coordenador do Programa de Avaliação do Estresse - PAE) ficaram agraciados pela simpatia e competência da Dra. Carmem Beatriz que busca fortalecer os diferentes grupos de pesquisa e assistência formados por terapeutas cognitivos em nosso país.
 
A FBTC fará 15 anos e nosso grupo estará presente nesta data tão especial para os terapeutas cognitivos brasileiros. O encontro acontecerá durante o IX Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas: da pesquisa à prática (Ribeirão Preto - SP, 10 a 13 de abril de 2013).
 
 
 
Sobre a FBTC
 
A Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) é a associação nacional dos profissionais e estudantes que se dedicam ao estudo e a prática das diferentes abordagens das Terapias Cognitivas no Brasil. Além disso, a FBTC tem estabelecido parcerias com entidades representativas internacionais, no intuito de dar visibilidade às produções brasileiras internacionalmente, mantendo relações com a Academy of Cognitive Therapy e com a Association of Behavioral and Cognitive Therapies, sendo membro da Associação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas.
Caracteriza-se por ser uma entidade profissional sem fins lucrativos, que zela pela ética e pelo alto padrão científico na divulgação da área e da prática clínica dos profissionais associados. Ser um associado da FBTC confere ao profissional/estudante a credibilidade de participar deste grupo e a possibilidade de constante atualização e troca de informações pela interação profícua com os demais profissionais das Terapias Cognitivas, de todo o Brasil e exterior. Nesse sentido, a FBTC através de seus eventos e publicações, incentiva a discussão científica de idéias e o compartilhar de experiências em uma comunidade pujante em produção de conhecimentos na área das Terapias Cognitivas.
 

História

 
Fundada em 1998 com o objetivo de incentivar a pesquisa e a publicação dos trabalhos referentes às Terapias Cognitivas no Brasil, a FBTC promove o intercâmbio científico entre profissionais e estudantes da área. Caracterizada como uma entidade cuja diretoria é itinerante, a FBTC tem sua Diretoria eleita a cada dois anos durante o Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas.
Consonante com esses objetivos, a FBTC passou a ser responsável pela promoção e organização do Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas (CBTC), além de eventos internacionais, cursos de curta duração, “Workshops” e conferências, visando aperfeiçoar a formação teórica e prática dos profissionais interessados nas Terapias Cognitivas. Além disso, desde 2005 a FBTC é responsável pela edição da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC) cujo objetivo é fomentar e divulgar a produção sobre Terapias Cognitivas no Brasil. O regulador maior da FBTC é seu Estatuto, que se encontra na sua terceira versão reformulada e devidamente registrada nos órgãos competentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário