Pular para o conteúdo principal

Presidenta da FBTC visita a equipe de Psicologia Hospitalar da Beneficência Portuguesa de São Paulo


Presidenta da FBTC visita a equipe de Psicologia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e Hospital São José
 
 
A Profa. Dra. Carmem Beatriz Neufeld atual presidenta da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC (gestão 2011-2013) e coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP) honrou-nos com sua visita à equipe de Psicologia Hospitalar do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e Hospital São José. Os psicólogos Dra. Cristina Oda (responsável técnica) e Prof. Armando Ribeiro (coordenador do Programa de Avaliação do Estresse - PAE) ficaram agraciados pela simpatia e competência da Dra. Carmem Beatriz que busca fortalecer os diferentes grupos de pesquisa e assistência formados por terapeutas cognitivos em nosso país.
 
A FBTC fará 15 anos e nosso grupo estará presente nesta data tão especial para os terapeutas cognitivos brasileiros. O encontro acontecerá durante o IX Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas: da pesquisa à prática (Ribeirão Preto - SP, 10 a 13 de abril de 2013).
 
 
 
Sobre a FBTC
 
A Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) é a associação nacional dos profissionais e estudantes que se dedicam ao estudo e a prática das diferentes abordagens das Terapias Cognitivas no Brasil. Além disso, a FBTC tem estabelecido parcerias com entidades representativas internacionais, no intuito de dar visibilidade às produções brasileiras internacionalmente, mantendo relações com a Academy of Cognitive Therapy e com a Association of Behavioral and Cognitive Therapies, sendo membro da Associação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas.
Caracteriza-se por ser uma entidade profissional sem fins lucrativos, que zela pela ética e pelo alto padrão científico na divulgação da área e da prática clínica dos profissionais associados. Ser um associado da FBTC confere ao profissional/estudante a credibilidade de participar deste grupo e a possibilidade de constante atualização e troca de informações pela interação profícua com os demais profissionais das Terapias Cognitivas, de todo o Brasil e exterior. Nesse sentido, a FBTC através de seus eventos e publicações, incentiva a discussão científica de idéias e o compartilhar de experiências em uma comunidade pujante em produção de conhecimentos na área das Terapias Cognitivas.
 

História

 
Fundada em 1998 com o objetivo de incentivar a pesquisa e a publicação dos trabalhos referentes às Terapias Cognitivas no Brasil, a FBTC promove o intercâmbio científico entre profissionais e estudantes da área. Caracterizada como uma entidade cuja diretoria é itinerante, a FBTC tem sua Diretoria eleita a cada dois anos durante o Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas.
Consonante com esses objetivos, a FBTC passou a ser responsável pela promoção e organização do Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas (CBTC), além de eventos internacionais, cursos de curta duração, “Workshops” e conferências, visando aperfeiçoar a formação teórica e prática dos profissionais interessados nas Terapias Cognitivas. Além disso, desde 2005 a FBTC é responsável pela edição da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC) cujo objetivo é fomentar e divulgar a produção sobre Terapias Cognitivas no Brasil. O regulador maior da FBTC é seu Estatuto, que se encontra na sua terceira versão reformulada e devidamente registrada nos órgãos competentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...