Pular para o conteúdo principal

Como evitar o diagnóstico de burnout? Psicólogo responde no Linhas Cruzadas - TV Cultura

Como evitar o diagnóstico de burnout? Psicólogo responde no Linhas Cruzadas
Edição desta quinta (17) falou sobre a síndrome que atinge um em cada cinco brasileiros

No Linhas Cruzadas desta semana, Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé falaram sobre a síndrome de burnout, estresse relacionado à vida profissional. Mas existe alguma maneira de se evitar tal diagnóstico?


O programa conversou com o psicólogo Armando Ribeiro, que explicou o que leva as pessoas ao burnout:

“O que chamamos de burnout compreende alguns fatores, como a exaustão emocional, a despersonalização e a baixa realização profissional. Muitos autores vêm se dedicando ao desenvolvimento das competências socioemocionais como antígeno para essa síndrome [...] Então, se existe alguma saída para sobreviver ao século 21, é fundamental que as pessoas se tornem mais humanas na essência do seu ser, na busca por um propósito legítimo e autêntico, na busca do autoconhecimento”, afirmou Armando.

Na visão de Pondé, a verdadeira resposta para esses casos não venderia tanto. Ele explica:

“O que é realmente ser mais humano? Poder fracassar, sofrer mais, ser incapaz…eu duvido que alguém venda isso como solução. Apesar de soar bonito, ninguém quer isso [...] Será que tem nicho de mercado para alguém dizer que não tem saída?”, questionou o filósofo.

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...  Aumenta a empatia, gera paz, aumenta a generosidade e outras condutas positivas da vida social, relaxamento, melhora o sistema imunológico, eleva a autoestima, aumenta o altruísmo, gera ocitocina, melhora a pressão arterial!  Precisa de mais motivos para dar aquele abraço nas pessoas queridas? Pratique a "abraçoterapia"!