Pular para o conteúdo principal

LIVRO COMEMORA 15 ANOS DO PROJETO QUE INSTALA ATELIÊS EM CANTEIROS DE OBRAS

 
"Mestres da Obra - O livro" conta a trajetória do projeto que leva qualidade de vida e desenvolvimento cultural aos operários da construção civil.

O arquiteto Arthur Pugliese e o educador ambiental Daniel Cywinski criaram, em 2000, o projeto Mestres da Obra, que transforma canteiros de obras em ateliês para levar arte e educação aos operários da construção civil.

Nascido como um projeto e depois institucionalizado como uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), o Mestres da Obra promove o desenvolvimento sociocultural por meio de ateliês de arte – música, escultura, artes visuais, fotografia, pintura, design, teatro e literatura.

“Mestres da Obra – O Livro”, comemora os 15 anos desta história. Percorrendo a linha do tempo do projeto – desde os rascunhos à mão das primeiras ideias até o circuito cultural que percorreu construções de todo o país –, a obra reúne imagens e textos que retratam questões como emprego, migração, identidade cultural e o papel transformador da arte no cotidiano destes trabalhadores.


Com projeto gráfico de Rico Lins, o livro traz textos do arquiteto e educador Ciro Pirondi, Fernando Mascaro, especialista em sustentabilidade, e Armando Ribeiro das Neves, psicólogo especialista em felicidade no trabalho, além de citações de profissionais de diversas áreas, como o filósofo Mario Sérgio Cortella e o artista e arquiteto Sérgio Ferro, incitando reflexões sobre essa experiência pioneira no mundo, que explora o universo da educação e cultura livres e propõe novas formas de diálogo e exercício da cidadania.

Patrocinado pela Vedacit e Itaú, “Mestres da Obra – O Livro” poderá ser adquirido por meio de uma campanha de crowdfuding.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...  Aumenta a empatia, gera paz, aumenta a generosidade e outras condutas positivas da vida social, relaxamento, melhora o sistema imunológico, eleva a autoestima, aumenta o altruísmo, gera ocitocina, melhora a pressão arterial!  Precisa de mais motivos para dar aquele abraço nas pessoas queridas? Pratique a "abraçoterapia"!