terça-feira, outubro 22, 2013

Dia de fúria. Todos podem perder o controle. Jornal A Tribuna (Vitória - ES)


O Prof. Armando Ribeiro foi um dos especialistas entrevistados para a matéria "Dia de fúria" do Jornal A Tribuna de Vitória (ES). O especialista assinala que "(...) Emoções fazem parte da existência. Deve-se desenvolver hábitos para trabalhá-las, como psicoterapia e a meditação."





Dia de fúria. Todos podem perder o controle. 
Reportagem Especial. Jornal A Tribuna de Vitória (ES)

Especialistas dizem que as pressões do dia a dia e não aprender a lidar com frustrações fazem com que todos estejam no limite da razão. 



A TRIBUNA – Como avalia a constante perda de controle?
ARMANDO RIBEIRO – A raiva e a agressividade têm uma razão evolutiva. É uma emoção primária de sobrevivência que ajudou, ao longo dos milênios, o homem a sobreviver. A ciência, por muito tempo, se equivocou ao classificar o homem como um ser totalmente racional. Desconsideraram uma parte mais instintiva e emocional. Assim, ela ficou classificada como sinal de imaturidade, de pessoa que não cresceu ou foi educada adequadamente. É um erro, temos a capacidade de controlar esses sentimentos, mas não de aniquilá-los. A sociedade prioriza atitudes racionais.

E esse controle é positivo?
São estratégias sem eficácia para dar conta desse lado emocional. A necessidade de controle faz com que aumentemos a sensação de raiva e percamos flexibilidade. A emoção, quando extravasada, permite que não cheguemos ao ápice, sem ser danosa. Emoções fazem parte da existência. Deve-se desenvolver hábitos para trabalhá-las, como psicoterapia e a meditação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário