Pular para o conteúdo principal

Dia de fúria. Todos podem perder o controle. Jornal A Tribuna (Vitória - ES)


O Prof. Armando Ribeiro foi um dos especialistas entrevistados para a matéria "Dia de fúria" do Jornal A Tribuna de Vitória (ES). O especialista assinala que "(...) Emoções fazem parte da existência. Deve-se desenvolver hábitos para trabalhá-las, como psicoterapia e a meditação."





Dia de fúria. Todos podem perder o controle. 
Reportagem Especial. Jornal A Tribuna de Vitória (ES)

Especialistas dizem que as pressões do dia a dia e não aprender a lidar com frustrações fazem com que todos estejam no limite da razão. 



A TRIBUNA – Como avalia a constante perda de controle?
ARMANDO RIBEIRO – A raiva e a agressividade têm uma razão evolutiva. É uma emoção primária de sobrevivência que ajudou, ao longo dos milênios, o homem a sobreviver. A ciência, por muito tempo, se equivocou ao classificar o homem como um ser totalmente racional. Desconsideraram uma parte mais instintiva e emocional. Assim, ela ficou classificada como sinal de imaturidade, de pessoa que não cresceu ou foi educada adequadamente. É um erro, temos a capacidade de controlar esses sentimentos, mas não de aniquilá-los. A sociedade prioriza atitudes racionais.

E esse controle é positivo?
São estratégias sem eficácia para dar conta desse lado emocional. A necessidade de controle faz com que aumentemos a sensação de raiva e percamos flexibilidade. A emoção, quando extravasada, permite que não cheguemos ao ápice, sem ser danosa. Emoções fazem parte da existência. Deve-se desenvolver hábitos para trabalhá-las, como psicoterapia e a meditação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde

Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida. A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria...

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...