quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Curso Básico de Biofeedback

Curso Básico de Biofeedback

Ministrante: Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto

Trata-se de um curso teórico-demonstrativo especialmente desenvolvido para ensinar aos participantes a incorporar o biofeedback como ferramenta em sua prática clínica, voltado à Terapia Cognitivo-Comportamental. O foco deste curso será sobre o treino de coerência cardíaca (utilizando equipamento de biofeedback para monitoramento da variabilidade do ritmo cardíaco).
Objetivos: Revisar os aspectos históricos, teóricos e técnicos relevantes a utilização dos equipamentos de biofeedback na área da psicoterapia (Terapia Cognitivo-Comportamental) e demonstrar os principais equipamentos e as estratégias utilizadas.


Carga horária: 8 horas
Público-alvo: psicólogos e estudantes de psicologia

Conteúdo Programático:
· Aspectos históricos, filosóficos e éticos do emprego do biofeedback na psicoterapia
· Psicofisiologia aplicada ao biofeedback
· Biossegurança aplicada ao biofeedback
· Biofeedback em Terapia Cognitivo-Comportamental
· Aplicações clínicas do biofeedback baseado em evidências

 
Data:  06/10/2012 (VAGAS LIMITADAS!!!)
Horário: 9h às 18h (1h de almoço)
Investimento: Consulte

Observação: Todos os participantes receberão material de apoio e certificado de participação. Para a inscrição, por favor, entrar em contato por email (armandopsico@hotmail.com). As inscrições serão encerradas no dia 23/03 ou até finalizarem as vagas. Vagas Limitadas!!!
Local:

Tulip Inn - Paulista Convention - HOTEL
Rua Apeninos, 1070, Paraíso, 04104-021, São Paulo - SP

Mais informações / contatos:
Tel. (11) 3272-0406
E-mail: armandopsico@hotmail.com
Site: www.armandoribeiro.com
Rua Vergueiro, 875, sl. 81, São Paulo - SP, 01504-001, (próx. metrô vergueiro)


Leia mais sobre o processo de biofeedback associado à psicoterapia no artigo "Biofeedback em Terapia Cognitivo-Comportamental", publicado na revista Arquivos Médicos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (FCMSCSP). O objetivo deste artigo é descrever a utilização do biofeedback como um recurso terapêutico complementar à psicoterapia (Terapia Cognitivo-Comportamental). O biofeedback poderá oferecer aos profissionais da saúde mental uma nova ferramenta terapêutica, não-invasiva, não medicamentosa, que tem o potencial de ampliar o conhecimento sobre a interface corpo e mente, tornando a psicoterapia uma intervenção mais objetiva e ampliando o potencial humano para o controle das queixas psicossomáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário