Pular para o conteúdo principal

Veja dicas para voltar com tudo à rotina de trabalho depois das férias

Retornar das férias e recomeçar o trabalho pode ser difícil. Siga as dicas e saiba como tirar proveito da rotina





Com certeza, você também acha que os dias livres de obrigações são bênçãos para o corpo e para a alma, certo? Mas, como tudo o que é bom, as férias também acabam. Chegou a hora de desarmar a barraca, organizar a agenda do ano, tirar o pé da areia e colocá-lo de volta na rotina. Para ajudá-la a engrenar novamente para enfrentar desafios, conversamos com especialistas que deram estratégias para fazer seu retorno mais suave.



1. É melhor lutar contra a tristeza que toma conta da gente quando terminam as férias. Tente trazer para o dia a dia os hábitos saudáveis que adquiriu durante as férias. Você pode continuar a caminhar sempre que der. Asfalto não é tão divertido quanto areia, porém traz quase os mesmos benefícios para a saúde.

 

2. Nas férias é comum deitar-se mais tarde e levantar também fora do horário. Mas, cerca de quatro dias antes de retomar, vale a pena voltar aos horários de rotina, deitando-se mais cedo e saindo da cama no horário normal.



3. Fracionar as férias pode ser uma boa ideia. "Se tirar os 30 dias, o retorno costuma ser bastante frustrante, porque você sabe que só poderá sair outra vez depois de 12 meses", diz Anderson Cavalcante, administrador de empresas especializado em psicodinâmica aplicada a negócios.

 

4. No trabalho, tente atualizar-se rapidamente sobre o que é importante, mas sem afobação.



5. "Não caia na tentação de agendar muitas atividades para os primeiros dias depois das férias", diz o psicólogo Armando Ribeiro das Neves Neto. O ritmo está alterado, é natural que realize as coisas mais lentamente.



6. Nem pense em ficar telefonando para os colegas de trabalho durante as férias, ou não vai conseguir desligar-se. Resista, mesmo que saiba que está rolando uma fofoca daquelas bem interessantes.



7. Pense que a rotina, afinal, não é tão ruim assim. O ritmo de férias pode ser bastante exaustivo também: imagine a cada dia ter de fazer algo diferente, planejar onde vai estar e não saber a que horas vai chegar em casa... A rotina nos proporciona pontos de referência para chegar aonde queremos. E nos dá segurança.



BONS FLUIDOS
fonte: mdemulher.abril.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...  Aumenta a empatia, gera paz, aumenta a generosidade e outras condutas positivas da vida social, relaxamento, melhora o sistema imunológico, eleva a autoestima, aumenta o altruísmo, gera ocitocina, melhora a pressão arterial!  Precisa de mais motivos para dar aquele abraço nas pessoas queridas? Pratique a "abraçoterapia"!