terça-feira, dezembro 10, 2013

Estresse e Qualidade de Vida no Trabalho foram temas da 7º Semana do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO)

7ª Semana do MP: Palestras sobre estresse laboral atraem membros e servidores

O psicólogo Armando Ribeiro durante palestra.
O psicólogo Armando Ribeiro durante palestra.
Teve continuidade na tarde desta segunda-feira (9/12) a programação da 7ª Semana do Ministério Público. A primeira palestra foi ministrada pelo psicólogo Armando Ribeiro, que trabalha em São Paulo com consultoria e gestão do estresse ocupacional e qualidade de vida no trabalho.
O evento, realizado no auditório do edifício-sede, foi direcionado a todos os membros e servidores do MP, que precisaram responder a um questionário para medição dos níveis de estresse de cada um. Os questionários serão avaliados pelo psicólogo e reenviados com observações para melhoria da qualidade de vida.
Armando Ribeiro iniciou a palestra explicando a diferença entre estresse comum e estresse tóxico. Segundo ele, o comum nos ajuda a cumprir obrigações diárias, como estudar e trabalhar, enquanto o tóxico nos atrapalha a desenvolvê-las. Ele aproveitou o momento para esclarecer que trabalhar sentado em um escritório com ar-condicionado também pode se tornar estressante, caso o trabalhador não tome cuidado.
O psicólogo também explicou que os sintomas do estresse são causados pelo desequilíbrio hormonal. Ele deu como exemplo o caso da segunda-feira, dia temido por grande parte da população. A explicação, segundo ele, vem do fato de que, desde a noite de domingo, as expectativas de como será a semana fazem com que o corpo produza mais cortisol, hormônio diretamente responsável pelo estresse. Ele ainda alertou: as maiores taxas de infarto entre homens de meia idade acontecem nas manhãs de segunda.
Para combater o estresse, Armando deu dicas: evitar tabaco; manter uma alimentação equilibrada com frutas e verduras; tirar uma pausa de, no mínimo, 10 minutos diários para relaxar e meditar; manter o peso sob controle e praticar atividades físicas são algumas delas. Ele também alertou: é importante manter um relacionamento saudável com a família e com os colegas de trabalho, tornando o ambiente que nos cerca agradável.
Para exemplificar e dar dicas de relaxamento, Mônica Freire, professora de ioga e tai chi chuan, participou de oficina ensinando práticas de respiração consciente e automassagem. Os exercícios, que envolvem alongamento e controle da respiração, podem ser feitos em qualquer ambiente e ajudam a manter o corpo livre dos hormônios do estresse.

Programação

A programação segue durante toda semana. Nesta terça-feira (10/12), haverá blitz ergonômica, pilates laboral e Bazar de Talentos durante todo dia. Às 12h30 começará a mostra de filmes belgas no auditório do edifício-sede. Para conferir a programação completa, clique aqui. (Texto: Camila Teles/Estagiária da Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Supervisora de Estágio: Ana Cristina Arruda)

Fonte: Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO)

Fotos

Mônica Freire é professora de ioga e tai chi chuan.
Mônica deu dicas de relaxamento e auto-massagem para aliviar o estresse.
Membros e servidores participam da oficina ministrada pela professora Mônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário