segunda-feira, setembro 14, 2020

Aula de Medicina Comportamental - Pós-graduação "Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental"

 

Aula de Medicina Comportamental do curso de pós-graduação "Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental" do Programa de Ansiedade (AMBAN) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HC-FMUSP). O curso é organizado pela Escola de Educação Permanente do HC-FMUSP. Prof Armando Ribeiro é o professor responsável pelo módulo de Medicina Comportamental e pela primeira vez o curso aconteceu on-line (via aplicativo Zoom) devido as recomendações sanitárias relacionadas ao distanciamento social pela pandemia de COVID-19.

A Medicina Comportamental é um campo de estudo interdisciplinar que busca integrar as pesquisas do campo biomédico com as ciências do comportamento (ex. cognição, emoção e comportamento) visando ampliar as estratégias terapêuticas em questões de saúde mental (biopsicossocial) e saúde física.

Durante a aula os alunos são levados a refletirem sobre o papel as intervenções psicossociais nas diversas especialidades médicas (ex. cardiologia, gastroenterologia, pediatria, entre outros) aliando recursos de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Psicologia Positiva, biofeedback / neurofeedback / neuromodulação, realidade virtual / realidade aumentada, meditação / mindfulness, hipnose, técnicas de relaxamento, entre outros.

Prof Armando Ribeiro discute sobre as evidências científicas das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) baseado em seus estudos no Benson-Henry Mind-Body Institute da Harvard Medical School, da Unidade de Medicina Comportamental do departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do curso de Bases da Medicina Integrativa do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.

Durante a pandemia de COVID-19 todos precisaram se reinventar durante as "novas" realidades presentes, portanto o módulo de Medicina Comportamental foi readequado para que pudesse utilizar o melhor das tecnologias de educação a distância, incluindo o uso da plataforma Zoom, o uso de aplicativos de nuvem de palavras (MentiMeter) e o uso de gamificação (Kahoot!), usando o conhecimento adquirido durante as oficinas de ensino remoto do Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

O resultado desta readequação do módulo de Medicina Comportamental pode ser visto no feedback dos alunos após a aula.

"Aula da especialização maravilhosa do prof Armando Ribeiro sobre Medicina Comportamental! Foi incrível! Várias reflexões, obrigada!!"

"Aula mega maravilhosa do @armandornn sobre Medicina Comportamental"

"Aula sensacional e de reflexão sobre a nossa prática na clínica"

"Parabéns! Foi sensacional."

"Med. Comportamental maravilhosa."

"Que aula meus amigos, que aula!"

"Prof Armando, foi um prazer receber sua aula. Foi muito inspirador e fortalecedor para minha carreira."

"Sua aula foi maravilhosa, uma das melhores que tivemos durante a especialização até o momento. Obrigada por nos agregar conhecimento e utilizar a tecnologia (em todos os sentidos) a seu favor!

"Estou amando!"

"Querooooooooo"

"Olá Professor @armandornn! Sua aula foi incrível"

"Dia de muito aprendizado e atualizações! Obrigada professor"

"Só faltou o drone ao vivo! Aula maravilhosa."

"Muito boa aula professor!"

"Amei!!!! Show"

"Obrigado por nos agregar tanto conhecimento"

"Que aula maravilhosa"

"Que orgulho de ser colega de profissão, um exemplo de competência, sensibilidade, conhecimento e de ser humano. Que aula incrível!"

"Parabéns mais uma vez pela aula professor e obrigada por ter agregado tanto ao nosso conhecimento!"

"Aula excelente! Objetivo completado com êxito."

O objetivo de compartilhar os excelentes feedbacks é para ilustrar que é possível readequar um conteúdo de aprendizagem complexo e vivencial para o ensino remoto, desde que o professor busque aprimorar os seus conhecimentos sobre educação a distância e o uso das novas tecnologias que permitirão encurtar distâncias e motivar o aprendizado contínuo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário