Pular para o conteúdo principal

Entrevista para o Jornal da TV Cultura

Prof Armando Ribeiro é o especialista convidado pela produção do Jornal da TV Cultura para discutir sobre as mais recentes pesquisas relacionadas ao impacto da comunicação de qualidade no desenvolvimento cerebral de crianças pequenas. Segundo Rachel Romeo autora do artigo publicado na Psychological Science "Não fale apenas com o seu filho, converse com o seu filho. A interação mais do que número de palavras que uma criança ouve, cria mudanças mensuráveis no cérebro e prepara o terreno para fortes habilidades de alfabetização na escola". 


Conversando com a repórter Eloa Orazem para o Jornal da TV Cultura. Os pais e educadores devem saber que "Desde a infância, os pais devem procurar oportunidades de ter conversas com seus filhos - mesmo que estejam respondendo a bobagens ou gorgolejos. Interação conversacional entre cuidador e criança é suficiente para transformar a biologia do cérebro das crianças. A qualidade dessas trocas é mais importante do que a quantidade de palavras que as crianças ouvem. A conversação impulsiona habilidades de alfabetização e desenvolvimento cognitivo em todos os níveis socioeconômicos, independentemente da renda dos pais ou da educação. E' uma ferramenta poderosa, acionável e simples para todos os pais usarem."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...

Pressão Positiva

Pressão Positiva.  Saber lidar com os erros, fazer pequenos intervalos e até evitar o café podem ajudar a escapar do estresse ruim.