Pular para o conteúdo principal

A medicina chinesa encontra a psicoterapia

A medicina chinesa encontra a psicoterapia

Paula King acrescenta serviços de saúde psicológica e comportamental a uma prática que oferece tratamentos complementares e alternativos.

Quando os pacientes com problemas digestivos chegam a April L. Schulte-Barclay, doutor em acupuntura e medicina oriental, uma das primeiras coisas sobre as quais ela questiona é sobre o seu bem-estar emocional. "Eu posso fazer acupuntura e dar-lhes ervas chinesas, mas se continuarem se preocupando, sua digestão ainda será fraca e não alcançarão verdadeira saúde e equilíbrio", diz Schulte-Barclay, que dedicou mais de 4200 horas de estudo para obter sua graduação na Oregon College of Oriental Medicine em Portland.

Essa crença na conexão entre saúde emocional e física é por que Schulte-Barclay está tão feliz por ter a psicóloga Paula King, PhD, na clínica que ela dirige em Grand Junction, Colorado. Fundada em 2004, a Healing Horizons Integrated Health Solutions reúne profissionais de várias disciplinas - incluindo saúde comportamental, acupuntura, medicina chinesa, nutrição, massagem, terapia craniosacral e homeopatia - que trabalham em conjunto para melhorar o bem-estar geral dos pacientes. King e seus colegas também colaboram com quiropráticos externos, fisioterapeutas, psiquiatras e médicos que praticam a medicina ocidental.

"O foco é sobre como ajudar as pessoas a ser tão saudáveis ​​como podem ser em todos os seus aspectos", diz King, que presta serviços de saúde comportamental, psicológica e coaching.

King obteve um doutorado em aconselhamento em psicologia e educação de adultos da Arizona State University em 1985 e teve uma prática de psicologia clínica tradicional em Phoenix por 25 anos antes de se mudar para o Colorado, onde abriu outra prática privada há uma década. "Eu sempre tive interesse, crença e prática orientada para a saúde da mente, corpo e espírito", diz ela. Ela começou a ver alguns dos pacientes de Schulte-Barclay, depois permanece em tempo integral há cinco anos. "Eu estava procurando uma oportunidade para realmente fazer cuidados integrais", diz ela.

Enquanto King reconhece que a homeopatia e alguns dos outros serviços oferecidos pelo centro ainda são controversos, os clientes oferecem feedback positivo. "A evidência está nos resultados que vemos todos os dias", diz ela.

King e seus colegas praticantes trabalham juntos. Com a permissão dos pacientes, eles discutem os casos de clientes compartilhados e criam planos de tratamento que incorporam cuidados de vários profissionais. Os clientes também podem se inscrever para programas de "acumulação de bem-estar" de três meses para trabalhar em objetivos específicos. "Observamos quais são as coisas que irão apoiá-los no cumprimento de seus objetivos e do que eles já vêem como obstáculos", diz King, explicando que todos os profissionais envolvidos no programa de um cliente monitoram seu progresso continuamente.

Os clientes que desejam perder peso, por exemplo, podem trabalhar com a dra. King para explorar potenciais fatores psicológicos que contribuíram para ganhar peso. "Observamos se tem havido trauma ou outras razões pelas quais seria sensível para eles colocar peso, o que eles teriam que desistir se perderam o peso e qual seria o medo", diz King. Ao mesmo tempo, a nutricionista pode criar um plano alimentar, enquanto Schulte-Barclay pode usar ervas chinesas e acupuntura para melhorar o funcionamento do sistema adrenal, o que pode ajudar com a perda de peso.

Ajudar os clientes a enfrentarem doenças físicas, como câncer, é uma prioridade para a prática. "Nós não trabalhamos com o câncer per se, trabalhamos para apoiar os clientes através do tratamento contra o câncer", diz King, que é o único praticante da Healing Horizons cujos serviços clínicos são cobertos por seguros.

A prática também vê muitos clientes com problemas de fertilidade. Enquanto Schulte-Barclay aborda o lado físico por meio da acupuntura, King dirige grupos de apoio à fertilidade e se reúne com as mulheres e seus parceiros, um a um para discutir "como usar a mente de forma mais efetiva para influenciar o processo de engravidar e manter uma gravidez." O relaxamento progressivo, imagens guiadas e técnicas similares podem ajudar a preparar o corpo para uma gravidez saudável, explica.

Outros clientes têm dor crônica, tratados por psicoterapia, acupuntura e homeopatia.

King também mantém uma prática clínica geral de psicologia dentro da Healing Horizons, tratando clientes com depressão, ansiedade, transtorno bipolar, transtorno de estresse pós-traumático e outros problemas. "Estou vendo esses benefícios para pessoas que entram em questões psicológicas mais clássicas tratadas neste modelo integrativo que incorpora modalidades complementares", diz ela.

Quando os clientes entram com depressão, por exemplo, King usa terapia cognitivo-comportamental e outras abordagens psicológicas. Ela também usa biofeedback para ensinar aos clientes como eles podem usar suas mentes para influenciar o que está acontecendo em seus corpos.

Ela também pode encorajá-los a complementar isso com serviços de "bodywork" como forma de explorar como a depressão se expressa em seus corpos. A terapia craniosacral, por exemplo, alivia a tensão muscular e "libera os aspectos emocionais que se armazenam no corpo", diz ela. "Isso liberta as pessoas para se conscientizar de suas emoções de uma maneira nova".

A medicina integrativa geralmente significa integrar a psicologia em uma prática médica ocidental, diz King. "O que fazemos é realmente raro", diz ela.

Recursos

Mais de 30 por cento dos adultos dos EUA e 12 por cento das crianças dos EUA usam abordagens de cuidados de saúde desenvolvidas fora da medicina tradicional ocidental, ou convencional, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde. 

Fonte: APA (Google Tradutor)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...