Pular para o conteúdo principal

Semana de Higienização das Mãos - Hospital São Camilo


Semana da Higienização das Mãos - 2013

Hospital São Camilo (Unidades Ipiranga, Pompéia e Santana)
Departamento de Controle de Infecção Hospitalar - DCIH
Diretoria de Práticas Assistenciais


Você é nosso(a) convidado(a) a participar da Semana de Higienização das Mãos, evento que será promovido pelo Departamento de Controle de Infecção Hospitalar - DCIH no final de junho.

Programação

Lançamento do "Desafio da Higienização das Mãos", com Dra. Rebecca Bellini (Coordenadora do DCIH Corporativo) e Enfa. Angélica Saes (Diretora de Enfermagem Corporativa).

Palestra sobre o tema "Por que as pessoas não fazem o que sabem que deveriam fazer?", com o psicólogo Armando Ribeiro (especialista do programa Saúde Emocional do canal Bem Simples / FoxLife, professor e supervisor clínico do curso de pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental da USP e da UNIFESP).


Bibliografia Recomendada

Guerra CM, Pereira CAP, Neves Neto AR, Cardo DM, Corrêa L. Physicians’ Perceptions, Beliefs, Attitudes, and Knowledge Concerning Antimicrobial Resistance in a Brazilian Teaching Hospital. Infect Control Hosp Epidemiol. 2007; 28(12):1411-14.


Neves Neto AR. Estresse profissional e performance. Simpósio: Destaques em Controle e Prevenção de Infecção Principais Temas Discutidos nos Congressos - 2011 SHEA/APIC/ICPIC. APECIH. São Paulo, 19 a 21 de agosto de 2011.

Neves Neto AR. Ciências do Comportamento e Infecção Hospitalar. Jornal da Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar – APECIH. 16(3): 02, 2003.

Neves Neto AR. Ciências do Comportamento e Infecção Hospitalar III: Por que e como as pessoas mudam seus comportamentos? Jornal da Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar – APECIH. 18(1): 02, 2005.

Comentários

  1. As mãos são consideradas as principais vias de
    disseminação de infecções relacionadas à assistência à saúde. Sendo assim, uma eficaz higienização das mãos é uma medida muito importante para evitar estas infecções, embora a adesão dos profissionais de saúde às práticas recomendadas
    ainda seja considerada baixa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...