Semana da Higienização das Mãos - 2013
Hospital São Camilo (Unidades Ipiranga, Pompéia e Santana)
Departamento de Controle de Infecção Hospitalar - DCIH
Diretoria de Práticas Assistenciais
Você é nosso(a) convidado(a) a participar da Semana de Higienização das Mãos, evento que será promovido pelo Departamento de Controle de Infecção Hospitalar - DCIH no final de junho.
Programação
Lançamento do "Desafio da Higienização das Mãos", com Dra. Rebecca Bellini (Coordenadora do DCIH Corporativo) e Enfa. Angélica Saes (Diretora de Enfermagem Corporativa).
Palestra sobre o tema "Por que as pessoas não fazem o que sabem que deveriam fazer?", com o psicólogo Armando Ribeiro (especialista do programa Saúde Emocional do canal Bem Simples / FoxLife, professor e supervisor clínico do curso de pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental da USP e da UNIFESP).
Bibliografia Recomendada
Guerra CM, Pereira CAP, Neves Neto AR, Cardo DM, Corrêa L. Physicians’ Perceptions, Beliefs, Attitudes, and Knowledge Concerning Antimicrobial Resistance in a Brazilian Teaching Hospital. Infect Control Hosp Epidemiol. 2007; 28(12):1411-14.
Neves Neto AR. Motivação e comprometimento. IX Simpósio Estadual de Infecção Hospitalar. Superando desafios no controle de infecções: Pacotes de medidas e envolvimento da equipe multidisciplinar. Divisão de Infecção Hospitalar – CVE/CCD/SES-SP. São Paulo, 10 de maio de 2012.
Neves Neto AR. Estresse profissional e performance. Simpósio: Destaques em Controle e Prevenção de Infecção Principais Temas Discutidos nos Congressos - 2011 SHEA/APIC/ICPIC. APECIH. São Paulo, 19 a 21 de agosto de 2011.
Neves Neto AR. Ciências do Comportamento e Infecção Hospitalar. Jornal da Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar – APECIH. 16(3): 02, 2003.
Neves Neto AR. Ciências do Comportamento e Infecção Hospitalar III: Por que e como as pessoas mudam seus comportamentos? Jornal da Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar – APECIH. 18(1): 02, 2005.
As mãos são consideradas as principais vias de
ResponderExcluirdisseminação de infecções relacionadas à assistência à saúde. Sendo assim, uma eficaz higienização das mãos é uma medida muito importante para evitar estas infecções, embora a adesão dos profissionais de saúde às práticas recomendadas
ainda seja considerada baixa.