Pular para o conteúdo principal

Perspectivas em Psicologia dos Transtornos da Personalidade - Livro


Perspectivas em Psicologia dos Transtornos da Personalidade: 
Implicações teóricas e práticas


Carvalho LF, Primi R. (orgs.). Perspectivas em Psicologia dos Transtornos da Personalidade: Implicações teóricas e práticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013.


Descrição

A exploração científica do construto personalidade confunde-se com a fundação da Psicologia enquanto campo do conhecimento científico. Após pouco mais de cem anos de publicações teóricas e empíricas, atualmente conta-se com um aglomerado substancial de conhecimento acerca das características que compõem a personalidade. Especificamente no Brasil, refletindo o que ocorre em outros locais no mundo, a personalidade está entre os construtos mais estudados, o que pode ser visualiza¬do pelo montante de publicações científicas. Entretanto, no que diz respeito às manifestações patológicas da personalidade, que por vezes configuram-se de tal modo a caracterizar seus transtornos, as publicações no país são mais escassas. É dentro desse paradigma que a presente obra foi idealizada, em uma tentativa de auxiliar no suprimento de conhecimento científico, em território nacional, acerca das características patológicas da personalidade e dos transtornos da personalidade.

Organizadores: Lucas de Francisco Carvalho e Ricardo Primi

Autores: Pedro Fonseca Zuccolo; Felipe Corchs; Mariângela Gentil Savoia; Lucas de Francisco Carvalho; Ricardo Primi; Alyson Canindé Macêdo de Barros; Fabiano Koich Miguel; Stephanie N. Mullins-Sweatt; Stephen Strack; Hannia Roberta Rodrigues Paiva da Rocha; Heloísa Karmelina Carvalho de Sousa; João Carlos Alchieri; Armando Ribeiro das Neves Neto; Latife Yazigi; Norma Lottenberg Semer; Nara Poli Botelho; Roberta Barros; Luciana Sobirai Diaz; Maria Luiza de Mattos Fiore; Gina Rossi;  Mercedes De Weerdt; Rafael S. Wellausen; Clarissa M. Trentini; Sérgio Eduardo Silva de Oliveira; Denise Ruschel Bandeira; Gregory E. Stone; Helena Shinohara; Cássia Roberta Thomaz; Fátima Aparecida Miglioli Fernandez Tomé; Elisa Medici Pizão Yoshida; Maria Leonor Espinosa Enéas; Glaucia Mitsuko Ataka da Rocha; Zilda A. P. Del Prette; Eliane M. O. Falcone;  Sheila G. Murta; Daniel Bartholomeu; José Maria Montiel; Marjorie Cristina da Silva; Heitor Pinto Cozza; Afonso Antonio Machado; Makilim Baptista Nunes; Hugo Ferrari Cardoso; Daniela Sacramento Zanini; Maria Forns; Tereza Kirchner;  Elisenda Pont; Helio Tonelli; Rita Aparecida Romaro; Cláudio Garcia Capitão; Alexander L. Chapman; Brianna J. Turner; Katherine L. Dixon-Gordon; Juliane Callegaro Borsa; Janaina Thais Barbosa Pacheco; Nelson Hauck Filho.


Sumário
Parte I Perspectivas gerais dos transtornos da personalidade; Cap.1 Psicopatologia e o conceito de personalidade; Cap.2 Classificação e diagnóstico dos transtornos de personalidade: Panorama atual e perspectivas para o DSM-5; Cap.3  Neuropsicologia dos transtornos de personalidade; Cap.4 Emoções e sua relação com transtornos de personalidade; Cap.5 Entendendo a personalidade patológica por meio de modelos gerais de personalidade: Abordagem dos cinco grandes fatores; Cap.6 O modelo de transtornos de personalidade  de Theodore Millon; Cap.7 Personalidade e seus transtornos na teoria de Theodore Millon; Cap.8 Personalidade na visão da psicologia e da acupuntura – medicina tradicional chinesa: Aspectos transculturais; Parte II Avaliação dos transtornos da personalidade; Cap.9 Os desafios da avaliação psicológica nos transtornos de personalidade; Cap.10 Rumo ao DSM-5: Avaliação dimensional de transtornos de personalidade com a Structured Clinical Interview for the Five-Factor Model (SIFFM); Cap.11 Uma aproximação entre a pesquisa  e a clínica dos transtornos de personalidade: Shedler-Westen Assessment Procedure – SWAP – 200; Cap.12 O diagnóstico estrutural da personalidade segundo o modelo de Otto F. Kernberg; Cap.13 Lições em desenvolvimento de medidas usando o modelo de Rasch; Parte III Modelos de intervenção e transtornos da personalidade; Cap.14 Terapia cognitiva dos transtornos de personalidade; Cap.15 Transtorno de personalidade: Uma possibilidade na reflexão na análise do contemporâneo; Cap.16 Psicoterapias psicodinâmicas e os transtornos de personalidade: Estratégias e desafios; Cap.17 Contribuições do campo das habilidades sociais para a compreensão prevenção e tratamento dos transtornos de personalidade; Cap.18 Transtornos de personalidade e personalidade no esporte; Parte IV Questões sobre transtornos da personalidade específicos; Cap.19 Depressão, Suicídio e transtornos de personalidade; Cap.20 Personalidade ansiosa e problemas de comportamento: Influência dos eventos da vida e apoio social; Cap.21 Cognição social no transtorno esquizotípico de personalidade e  vulnerabilidade a psicose; Cap.22 O transtorno da personalidade borderline: Visão psicodinâmica; Cap.23 Transtorno de personalidade borderline e trauma; Cap.24 Transtorno de personalidade antissocial: Etiologia e fatores de risco.

ISBN: 978-85-8040-072-4


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...

Pressão Positiva

Pressão Positiva.  Saber lidar com os erros, fazer pequenos intervalos e até evitar o café podem ajudar a escapar do estresse ruim.