sexta-feira, maio 27, 2011

Palestra SONS DO CORAÇÃO. O que ainda podemos aprender ao ouvir o nosso próprio coração?

Próximo Encontro

GEMTECOMSAÚDE
(Grupo de Estudos de Meditação e Técnicas Complementares em Saúde)
O próximo encontro será:
- sexta-feira, dia 10 de junho de 2011 -

Sons do Coração
 O que ainda podemos aprender ao ouvir o nosso próprio coração?

com o Armando Ribeiro das Neves Neto



Palestrante - Armando Ribeiro das Neves Neto: Consultor em Gestão do Estresse e Qualidade de Vida. Mestre em Ciências pela UNIFESP-EPM. MBA em Aspectos Psicobiológicos em Saúde do Trabalhador pela UNIFESP-EPM. Especialista em Neuropsicologia pela UNIFESP-EPM. Formação em Acupuntura (SOBRAPA). Aprimoramento em Psico-oncologia pelo Hospital do Câncer A.C. Camargo. Treinamentos em “Gerenciamento do Estresse” pela Universidade do Texas em Arlington(EUA)/ISMA-BR, “Psicofisiologia do Estresse” pela ISMA-BR e ISMA-USA, “Holistic Stress Management” pela Associação Brasileira do Stress (ABS)/ABQV, em “Stress Management” pela Harvard Medical School (EUA) e “Certificação em Diagnóstico de Stress” pela ABQV/ABS. Coordenador do Check-up Estresse do Hospital São José / Beneficência Portuguesa de São Paulo. Professor convidado e supervisor clínico do curso de pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental do Ambulatório de Ansiedade da USP e da UNIFESP-EPM. Especialista convidado do programa Saúde Emocional do canal Bem Simples da rede Fox (NET canal 138 e Embratel canal 34) – Bem Simples. Autor do livro: Psicoterapia Cognitivo-Comportamental – Possibilidades em Clínica e Saúde. Ed. Esetec, 2003.

Todos os encontros ocorrerão das 19:30 às 21:00
Local: Associação Palas Athena
Rua Leôncio de Carvalho, 99, São Paulo - SP
Tel. (11) 3266-6188
http://www.palasathena.org/

Valor: 20,00 reais
Valor sugerido: 30,00 reais*
Valor com desconto para grupos específicos**: 10,00 reais

*
Preço da atividade + valor sugerido de contribuição voluntária do aluno direcionada à sustentação financeira e projetos sociais da Associação - que não é subsidiada por órgãos públicos ou de qualquer outra natureza.

**Preço da atividade com desconto de 20% para os seguintes grupos:
Estudantes, Pessoas com mais de 60 anos, Professores do ensino público, Alunos da Palas Athena de 2010


Coordenação:
Profa. Dra. Elisa Harumi Kozasa e Prof. Stephen LittleElisa é uma das pioneiras em pesquisas em práticas complementares em nosso país. É bióloga pela USP e pós-doutoranda pelo departamento de Psicobiologia da UNIFESP. É instrutora 4º Dan de Aikido, título reconhecido pela International Aikido Federation.

Stephen é um dos pioneiros no Brasil, na aplicação das práticas meditativas na área da saúde. É físico e budista ordenado. É instrutor de programas que envolvem meditação Mindfulness (Atenção Plena) para pessoas com estresse e dor crônica.


Maiores Informações sobre GEMTEcomSAÚDE veja nosso site:
http://gemtecomsaude.wordpress.com/


Fotos da palestra

SONS DO CORAÇÃO
O que ainda podemos aprender ao ouvir nosso próprio coração?

Prof. Armando Ribeiro e Stephen Little (irlândes e instrutor de meditação - mindfulness) coordenador do Grupo de Estudos em Meditação e Técnicas Complementares em Saúde (GEMTECOMSAUDE) da Associação Palas Athena (São Paulo - SP). A palestra foi sob os auspícios da deusa grega Atena, deusa da sabedoria, das ciências e das artes, entre tantas outras qualidades.

Foram realizadas demonstrações de práticas de respiração profunda e de atenção plena voltadas as sensações provindas do coração, com o objetivo de sensibilizar os ouvites sobre a estreita relação entre os pensamentos, emoções e respostas somáticas.

O Prof. Armando Ribeiro fez demonstrações de técnicas através de mensurações realizadas por equipamentos de biofeedback (variabilidade da frequência cardíaca e coerência cardíaca) para sensibilizar os presentes sobre a interdependência entre a mente, emoções e  o corpo. No final, foram apresentadas músicas especiais capazes de influenciar o aumento do ritmo cardíaco, através do fenômeno físico do arrastamento (entrainment).



O objetivo desta palestra é apresentar aos interessados alguns equipamentos de biofeedback (ex. variabilidade da frequência cardíaca) capazes de ilustrar a relação entre os estados emocionais (positivos e/ou negativos), músicas / sons e os ritmos do coração. A redução do estresse pode ser promovida pela tomada de consciência da inter-relação entre os aspectos físicos e emocionais, e reaprender a “ouvir” os sons do coração pode trazer de volta à harmonia da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário