Pular para o conteúdo principal

Participe da pesquisa sobre a atuação de Psicólogas com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)!

Participe da pesquisa sobre a atuação de Psicólogas com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)!

As PICS são recursos terapêuticos que fazem parte das medicinas tradicionais, complementares e integrativas referendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de uma década, utilizando técnicas milenares, saberes populares e artes. Elas contribuem para a visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção do cuidado humano. Atualmente, no Brasil, 29 dessas práticas são institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS.

A pesquisa é resultado da parceria do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) do CRP SP com o Núcleo de Cuidados Integrativos (NUCI) e Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas (NUMEPI) da UNIFESP.

Os objetivos da pesquisa são mapear a interlocução das PICS com a Psicologia e conhecer o contato das/os profissionais com estas práticas. Para tanto, o CRP SP convida as/os psicólogas/os do estado de São Paulo para responderem o questionário on-line e contribuírem ativamente para esse processo. A participação da categoria é de extrema importância para os avanços no conhecimento sobre as PICS no território.

Ressalta-se que a pesquisa é anônima, garantindo-se o sigilo das informações, e que os resultados obtidos serão utilizados apenas para alcançarem os objetivos expostos acima.

Acesse no link

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...

Fuja do descontrole

Fuja do descontrole Quando em excesso, os sintomas de ansiedade se transformam em patologia e perturbam a qualidade de vida.