No dia do psicólogo o Prof Armando Ribeiro teve a honra de falar sobre “Os dois lados do Autocuidado” no teatro Eva Herz (livraria Cultura) para pediatras inspirados pela Profa Dra Denise Lellis do Instituto Primordial na busca por uma infância em seu pleno potencial, equilibrando altas competências técnicas e socioemocionais (soft skills). Apresentamos os mais recentes dados sobre o burnout e saúde emocional dos médicos pediatras e as estratégias para o desenvolvimento de uma carreira plena, com qualidade de vida e propósito.
1o Simpósio Instituto Primordial. Construindo Comportamento.
Lançamento do livro "Primordial. Um livro pela infância em seu pleno potencial. Nutrição, comportamento e estilo de vida em Pediatria" da Profa Dra Denise Lellis.
Prof Armando Ribeiro realizou uma enquete com os pediatras participantes do simpósio sobre as principais práticas de autocuidado destes profissionais. Refletindo sobre pontos fortes e a melhorar em relação aos pilares da medicina do estilo de vida. Segundo pesquisa internacional com a participação de 13.069 médicos (Medscape Pediatrician Lifestyle & Burnout Report 2022) os pediatras norte-americanos tiveram uma prevalência de 49% de burnout (esgotamento profissional) sendo as mulheres mais afetadas pelo problema (55% x 39%).
Em relação aos componentes da inteligências emocional e burnout foram identificados pontos fortes e a melhorar dos médicos participantes do simpósio. Ainda, segundo o relatório "Medscape Pediatrician Lifestyle & Burnout Report 2022" a prevalência de depressão entre médicos pediatras é de 29%, sendo a prevalência de sintomas depressivos 58%. A palestra sobre "Os dois lados do autocuidado" foi muito bem avaliada pelos participantes do simpósio, pela necessidade de se levar mais qualidade de vida e propósito a carreira deste profissionais. Equilibrar as altas competências técnicas e socioemocionais é o desafio da formação dos futuros médicos e demais profissionais da saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário