Pular para o conteúdo principal

Como é o acesso à saúde mental nos municípios brasileiros

Cerca de 300 cidades não têm psicólogos e quase 3.000 não contam com psiquiatras. Os dados são de dezembro de 2019. Como é o acesso à saúde mental nos municípios brasileiros.

O Datasus disponibiliza dados sobre os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) que são parte estratégica da Raps (Rede de Atenção Psicossocial), que organiza e estabelece os fluxos para atendimento de pessoas com questões de saúde mental.

Os centros reúnem serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, com atendimento a pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

O SUS conta com 2.661 Centros de Atenção Psicossocial em todo o país.

Municípios que possuem Caps

O Datasus também disponibiliza dados sobre o número de psicólogos, psiquiatras e leitos psiquiátricos no país, na rede pública e privada. Os dados exibem apenas os profissionais com vínculos nos estabelecimentos cadastrados no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde).

Profissionais que possuem vínculos em mais de uma cidade são contabilizados nas duas.

Quantidade de psicólogos por município
A CADA 10 MIL HABITANTES



    Fonte: NEXO

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Mais chá?

    "Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

    “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

    Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...

    Educação para a vida

    Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...