segunda-feira, setembro 30, 2019

Envelhecimento e Qualidade de Vida - Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação

Envelhecimento e Qualidade de Vida, Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no auditório Paulo Kobayashi, das 15h às 17h. 

Programação:

Palestrante: Profa Dra Yeda Aparecida de Oliveira Duarte (Faculdade de Saúde Pública/USP).
Estudo SABE: De qual velhice falamos e como reordenar as políticas públicas frente a essas demandas.

Palestrante: Profa Dra Marcia Scazufca (Faculdade de Medicina/USP)
Pesquisa aplicada ao SUS: programa para o tratamento de idosos com depressão atendidos em Unidades Básica de Saúde.

Palestrante: Prof Dr Victor Zuniga Dourado (Instituto de Saúde e Sociedade/Unifesp)
Uso de aplicativos de smartphone para a promoção da atividade física.

Palestrante: Profa Dra Maria Helena Villas Boas Concone (Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde/PUC-SP)
Envelhecimento populacional e longevidade. Ganhos ou perdas?

Profa Dra Yeda Aparecida de Oliveira Duarte (Faculdade de Saúde Pública/USP).
Estudo SABE: De qual velhice falamos e como reordenar as políticas públicas frente a essas demandas.

Prof Dr Victor Zuniga Dourado (Instituto de Saúde e Sociedade / Unifesp)
Uso de aplicativos de smartphone para a promoção da atividade física.

Assembléia Legislativa de São Paulo (ALESP)

Agência FAPESP – Projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em duas décadas, haverá mais idosos do que crianças no Brasil. Em 2060, 25,5% dos cidadãos terão mais de 65 anos. Esse cenário requer políticas públicas que garantam uma melhor qualidade de vida na terceira idade e pesquisas em diferentes campos do conhecimento que ajudem a definir prioridades.

O tema será debatido no dia 30 de setembro, das 15h às 17h, no próximo encontro do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, organizado pela FAPESP em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista. O evento será realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no auditório Paulo Kobayashi.

Uma das palestrantes será a pesquisadora Yeda Aparecida de Oliveira, professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) e coordenadora do Estudo SABE - Saúde, Bem-estar e Envelhecimento. O projeto teve início no ano 2000, por iniciativa da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A cidade de São Paulo, que abriga mais de 1,7 milhão de idosos, foi um dos sete centros urbanos participantes.

Os dados levantados pelo estudo permitem conhecer as condições de vida e a saúde desse grupo etário. Oliveira apresentará as informações atualizadas pelo último levantamento, realizado no período 2015-217. “Sabendo quais são as demandas, pode-se contribuir com o reordenamento das políticas públicas, especialmente no que diz respeito à legislação e à criação de serviços”, disse.

Outra palestra será apresentada por Marcia Scazufca, professora da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora de um estudo desenhado para testar o custo-benefício de um programa de atendimento para idosos com depressão, o PROACTIVE, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Realizada em parceria com o King’s College London, a pesquisa acompanha 1.440 idosos de Guarulhos com a doença. “Modelos de cuidados colaborativos, nos quais profissionais da atenção primária trabalham juntos para oferecer o melhor atendimento possível para idosos com depressão, foram testados com sucesso em países ricos”, disse. “Caso os resultados do estudo em andamento sejam positivos, o PROACTIVE poderá ser implementado rapidamente no Estado de São Paulo e em todo o Brasil."

Victor Dourado, do Instituto de Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), vai apresentar resultados de um projeto – realizado em parceria com universidades holandesas – que visa desenvolver o aplicativo de atividade física Playful Active Urban Living (PAUL) para telefones celulares. Já a pesquisadora Maria Helena Villas Boas Concone, da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), apresentará a sua visão sobre o tema da velhice e destacará a importância de se considerar que as pessoas reagem de forma diferente a essa etapa da vida e, portanto, apresentam demandas diferentes.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço www.al.sp.gov.br/ilp/detalheAtividade.jsp?id=5347. As vagas são limitadas.


Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

sábado, setembro 28, 2019

Vamos falar sobre suicídio? Setembro Amarelo


Contribuição para a matéria especial “Vamos falar sobre suicídio?” no programa Conta Comigo da TV Rede Vida e apresentado por Dalcides Biscalquin. 

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. 

Pensamentos ou ações suicidas são um sinal de extrema angústia, não uma tentativa inofensiva de chamar a atenção e não devem ser ignorados. Obtenha ajuda o mais rápido possível. 

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Informações sobre o atendimento pelo número: 188 

Dalcides Biscalquin é a sua melhor companhia nas madrugadas da REDEVIDA. CONTA COMIGO, um programa – ao vivo - repleto de espiritualidade, oração, esperança e fé. Um momento especial para você que busca uma luz para iluminar os passos. Um bom aconselhamento na hora de tomar uma decisão. Afinal, quantas noites você já passou em claro, buscando alguém capaz de ouvir o seu coração, as suas angústias, os seus medos? Pode acreditar: você não está mais sozinho. Dalcides e você, Juntos Pela Vida. www.redevida.com.br/contacomigo Diariamente, da 0h às 2h da madrugada. CONTA COMIGO, um programa para mudar a sua vida! O Conta Comigo é um programa do Projeto Pela Vida. Saiba mais em: www.pelavida.redevida.com.br

quinta-feira, setembro 26, 2019

As leis da Medicina

"As leis da Medicina - Anotações cotidianas sobre uma ciência incerta" (The laws of medicine) do dr Siddhartha Mukherjee, autor do livro "O imperador de todos os males" e vencendor do prêmio Pulitzer.

As "leis da medicina" são realmente leis de incerteza, imprecisão e incompletude. Eles se aplicam igualmente a todas as disciplinas do conhecimento em que essas forças entram em jogo. São leis da imperfeição.

"Informações, imperfeições e incertezas: tudo o que envolve o futuro da medicina está aqui neste livro, uma leitura essencial e obrigatória para médicos e pacientes, profissionais e leigos. Siddhartha Mukherjee, autor de O imperador de todos os males, vencedor do premio Pulitzer e um dos primeiros pequisadores mundiais sobre câncer, revela aqui os principios pouco conhecidos que governam a medicina - e como a compreensão desses principios pode capacitar a todos nós. Uma dica: tem muito mais a ver com o fator humano do que com a medicina em si."

"Medicina Demais!"

Prof Armando Ribeiro teve a honra de participar do lançamento do livro "Medicina Demais! O uso excessivo pode ser nocivo a saúde" (Troppa Medicina) do médico italiano dr Marco Bobbio pioneiro do movimento mundial Slow Medicine

Nesta obra, dr Marco Bobbio explica as diferentes razões do excesso de tratamento: o desconforto de viver com a incerteza, a necessidade de questionar a própria saúde, a confiança exagerada nos potenciais da medicina, a pressão da indústria para criar necessidade de terapias e exames. Finalmente, a medicina "defensiva" induz uma excessiva prescrição de exames para evitar denúncias e pedidos de indenização.

Slow Medicine para uma prática médica sóbria, respeitosa e justa.

O evento de lançamento do livro foi aberto pelo médico geriatra dr José Carlos Aquino de Campos Velho presidente da Slow Medicine Brasil


A Slow Medicine resgata a primazia do tempo na ciência e na arte de cuidar. Tempo para ouvir, tempo para refletir, tempo para construir relações sólidas e duradouras entre médicos, pacientes, famílias e comunidade.

Trata-se de uma filosofia e de uma prática médica que buscam oferecer o melhor cuidado ao paciente, baseando-se nas melhores evidências científicas, centrando o foco no paciente e em seus valores, elaborando decisões ponderadas e cautelosas, sempre que possível compartilhadas. Propomos um cuidado que busque a tecnologia apropriada à singularidade de cada paciente e de sua situação vivencial, tendo como premissa que nem sempre fazer mais significa fazer o melhor.

Dr Dario Birolini foi professor titular de cirurgia geral e do trauma da FMUSP e professor emérito da USP e compartilhou como descobriu o movimento internacional Slow Medicine, através da indicação do livro "Il malato immaginato" (O doente imaginado) do dr Marco Bobbio. É possível ler a resenha do livro "Medicina Demais!" realizada pelo dr Dario Birolini no site do movimento Slow Medicine Brasil.

"A leitura deste livro é essencial, é um incentivo a reflexão. Ele deveria ser divulgado não apenas para o público leigo, mas também para os estudantes de Medicina e para os médicos. A adoção das sugestões formuladas pelo Prof. Marco Bobbio traria, sem qualquer dúvida, um enorme impacto para o aprimoramento da saúde e para a contenção de desperdícios de recursos economicos. Por essas razões, a iniciativa do Instituto Norberto Bobbio - Cultura, Democracia e Direitos Humanos, entidade sem fins economicos, por meio de seu presidente, Celso de Sousa Azzi, de promover a tradução da versão original do livro e de permitir, assim, a divulgação de seu conteúdo merece todo nosso reconhecimento." Dario Birolini - cirurgião geral e professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Dr Marco Bobbio fez uma excelente apresentação com os pressupostos e indagações do movimento internacional Slow Medicine. 

 "O doente imaginado"
(Il malato immaginato)

 "Medicina Demais!"
(Troppa Medicina)

 Slow Food (R) 
(Alimento bom, limpo e justo para todos)

Slow Medicine
(Medicina sóbria, respeitosa e justa)

Vamos falar sobre suicídio? Campanha Setembro Amarelo no programa Conta Comigo da TV Rede Vida

Contribuição para a matéria especial “Vamos falar sobre suicídio” no programa Conta Comigo TV Rede Vida e apresentado pelo querido Dalcides Biscalquin. 🎥📺

#SetembroAmarelo🎗 ainda não acabou. Pensamentos ou ações suicidas são um sinal de extrema angústia, não uma tentativa inofensiva de chamar a atenção e não devem ser ignorados. Obtenha ajuda o mais rápido possível. Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

O #CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Informações sobre o atendimento pelo número: 188

"Vamos falar sobre suicídio" no programa Conta Comigo da TV Rede Vida.

Dalcides Biscalquin é a sua melhor companhia nas madrugadas da REDEVIDA. CONTA COMIGO, um programa – ao vivo - repleto de espiritualidade, oração, esperança e fé. Um momento especial para você que busca uma luz para iluminar os passos. Um bom aconselhamento na hora de tomar uma decisão. Afinal, quantas noites você já passou em claro, buscando alguém capaz de ouvir o seu coração, as suas angústias, os seus medos? Pode acreditar: você não está mais sozinho. Dalcides e você, Juntos Pela Vida. www.redevida.com.br/contacomigo Diariamente, da 0h às 2h da madrugada. CONTA COMIGO, um programa para mudar a sua vida! O Conta Comigo é um programa do Projeto Pela Vida. Saiba mais em: www.pelavida.redevida.com.br

segunda-feira, setembro 23, 2019

Agora os terapeutas precisam descobrir astrologia, tarô e psicodélicos?


Agora os terapeutas precisam descobrir Astrologia, Tarô e Psicodélicos?

Os pacientes estão confrontando seus psicoterapeutas com uma nova pilha de desafios realmente úteis. Escrito por Sanam Yar (para o New York Times em 28 de Agosto de 2019).

Jonathan Kaplan, psicólogo clínico de Nova York, notou recentemente que mais e mais de seus clientes estão se referindo a Mercúrio estar retrógrado. 

"Não conheço os ciclos cósmicos", disse ele. (Em vez disso, sua especialidade é terapia cognitivo-comportamental.). “Nem tento ser, mas quero entender o que isso significa para uma pessoa e como isso influencia sua compreensão do mundo."

Agora ele, como muitos outros terapeutas, estão aprendendo algo novo, para se comunicar melhor com os seus pacientes.

Tratamentos alternativos, rituais e conceitos metafísicos se destacam na cultura popular. Astrologia e cartas de tarô permearam aplicativos e mídias sociais. Banhos de som e outras formas de “medicina energética” aparecem não apenas nos “centros de cura”, mas também em hospitais.

"Muitas coisas na psicologia já foram consideradas esquisitas e alternativas", disse Charlynn Ruan, psicólogo clínico e fundador do Thrive Psychology Group na Califórnia, disse que está aprendendo sobre diferentes tratamentos e abordagens alternativas. "Eu não estou ensinando, mas não estou dizendo que você não pode trazer isso para a sala de consulta. Isso seria desempoderador e arrogante."

As pessoas estão depositando sua confiança - e seu dinheiro - nessas práticas, que eles vêem como caminhos para a iluminação. O mercado de bem-estar, que engloba fitness, cuidados com a pele, viagens e nutrição, já foi avaliado em US$ 4,2 trilhões em 2017, de acordo com o Global Wellness Institute.

Nesse mesmo ano, uma pesquisa do Pew Research Center relatou que aproximadamente metade dos americanos tinha se envolvido em medicina alternativa. Enquanto os estados continuam a legalizar atividades recreativas e medicinais da maconha e os alucinógenos ganham credibilidade na comunidade científica, é provável que o número aumente.

Fonte do Artigo: Now Therapists Have to Figure Out Astrology, Tarot and Psychedelics (New York Times) (Traduzido por Google Tradutor)

sábado, setembro 21, 2019

Workshop Segurança do Paciente - Fatores Humanos (SAESP)


Contribuindo para as discussões durante o Workshop Segurança do Paciente - Fatores Humanos no centro de simulação da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo - SAESP. Prof Armando Ribeiro teve a honra de ser um dos especialistas convidados pela comissão organizadora do workshop para apresentar o tema "Fatores Humnaos na Prática Anestésica - Conhecendo as minhas habilidades".

O desenvolvimento dos “fatores humanos” dos membros das equipes de saúde 👩🏻‍⚕️👨🏻‍⚕️ são a última fronteira para cenários de qualidade e segurança do paciente. Utilizar diferentes metodologias ativas de ensino - aprendizagem, através do trabalho em equipe multidisciplinar, simulação de cenários criticos, discussão critica da literatura científica baseada em evidências e também na utilização de sofisticados equipamentos médicos - hospitalares (ex. modelos robóticos e monitorização inteligente) e equipamentos de biofeedback / neurofeedback para educação das reações de estresse frente a cenários criticos, tornou o workshop da SAESP um dos mais vanguardistas do país, alinhado as últimas tendências no treinamento de habilidades não-técnicas para médicos.



Prof Armando Ribeiro com a equipe técnica do workshop de Segurança do Paciente - Fatores Humanos da SAESP. Coordenação do workshop: Aline Yuri Chibana e Laís Helena Navarro e Lima e Instrutores: Armando Ribeiro, Claudia Marquez Simões, Enis Donizetti Silva, Guilherme Antonio Moreira de Barrros e Nathalie Izumi Iritsu.

Centro de Simulação da SAESP - Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo.

Dra Aline Chibana realizando a introdução do cenário de caso no Centro de Simulação da SAESP

Alunos do Workshop "Segurança do Paciente - Fatores Humanos" aprendem ativamente em diferentes cenários críticos no centro de simulação da SAESP. Modelos robóticos são capazes de aumentar a tensão no ambiente e oferecem diversas oportunidades de simulação realística.

Os cinco sentidos são usados exaustivamente para a reação adequada durante os cenários de simulação realística no Centro de Simulação da SAESP. Quem faz aprende e quem observa é estimulado a pensar em respostas alternativas para resolver os cenários criticos simulados.

A sala de controle de toda a imersão realística no Centro de Simulação da SAESP. A melhor tecnologia utilizada para o treinamento imersivo dos anestesiologistas.

Prof Armando Ribeiro discute os mais recentes dados científicos sobre o impacto dos comportamentos rudes (comunicação agressiva / inassertiva) na interação cirurgião / anestesiologista e o impacto na qualidade da assistência ao paciente. Fatores Humanos são essenciais para o adequado funcionamento da equipe de saúde e entrega de melhores resultados aos pacientes e a sociedade. É preciso também conscientizar os profissionais sobre os indicadores de burnout, depressão e suicidio em médicos anestesiologistas, inclusive as novas estratégias de regulação emocional (ex. mindfulness, meditação compassiva e estratégias de gestão do estresse / burnout).

#teamworking #taskmanagement #crm #situationawareness #burnout #decisionmaking #ants #anesthetistsnontechnicalskills #anestesista #anestesiologista #nontechnicalskills #humanfactors #softskills #notss #leadership

sábado, setembro 14, 2019

Gravando para os programas Conta Comigo e Escolhas da Vida da TV Rede Vida

Recebendo parte da equipe de produção dos programas “Conta Comigo” e “Escolhas da Vida” da TV Rede Vida e apresentado pelo querido Dalcides Biscalquin para uma série de gravações para os programas. 🎥📺

“O trabalho está matando as pessoas e ninguém se importa”


“O trabalho está matando as pessoas e ninguém se importa”. Assim Jeffrey Pfeffer, professor da Escola de Negócios da Universidade Stanford começou sua palestra hoje (13/09), durante o Simpósio Work Place Wellness, no Insper, em São Paulo (SP). Segundo o professor, a principal fonte de estresse no mundo é o ambiente de trabalho. “Toda empresa tem que entender que está no ramo da saúde”, diz.

Empresas não ligam para o bem-estar do funcionário, diz professor de Stanford - Época Negócios | Empresa...

Leia a matéria completa na Epoca Negócios

Exame mostra a ligação entre mãe e filho pela primeira vez no mundo


Exame mostra a ligação entre mãe e filho pela primeira vez no mundo

A ressonância magnética foi feita no laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, e detecta a reação hormonal no cérebro ao beijo dado pela mãe.

Leia a matéria completa na revista Crescer

Como falar com alguém que pensa em suicídio - Setembro Amarelo

Como falar com alguém que pensa em suicídio 
(Setembro Amarelo - Mês de Prevenção ao Suicídio)


Leve a pessoa para um lugar calmo e reserve tempo para conversar.

Ouça a pessoa com atenção e seja paciente - pode ser que ela demore um pouco a se abrir.

Use perguntas abertas, cujas respostas sejam mais que "sim" ou "não".

Pergunte se a pessoa sabe onde e como obter ajuda profissional.

Falar sobre o assunto é sempre um desafio. Por isso, separamos algumas das melhores formas de conversar com alguém que está pensando em suicídio. A reportagem completa você pode ler aqui: bbc.in/34H6tXb

Ligue 188

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

Curso de Introdução a Medicina do Estilo de Vida - COMU 2019

[Cursos COMU 2019!!]
[Módulo 4]

O curso tem por objetivo apresentar essa nova área da medicina que tem como foco os hábitos das pessoas como ponto de partida para prevenção e tratamento de doenças crônicas não infecciosas, principal causa de morte da sociedade moderna.

Serão apresentados conceitos fundamentais e pilares, baseados inteiramente em evidências cientificas. Abordaremos desde a alimentação e o papel da infância na determinação da saúde do adulto, até o manejo do estresse vivido pelos médicos e estudantes de medicina e os riscos da solidão e isolamento social em nossa saúde.

COMU 2019 - Congressso Médico Universitário FMUSP 2019

Errar é humano? Workshop Segurança do Paciente - Fatores Humanos (SAESP)


Errar é humano? 
Workshop Segurança do Paciente - Fatores Humanos
(SAESP - Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo)

Participe do workshop que realizaremos em 21 de setembro! Atenção, as vagas são limitadas! Confira a programação e inscreva-se! Informações e inscrições: www.saesp.org.br > Eventos > Eventos SAESP.

PROGRAMAÇÃO
Abertura
Introdução - Errar é humano - Podemos lidar com isso? (Aline Yuri Chibana)
Fatores Humanos na Prática Anestésica: conhecendo as minhas habilidades (Armando Ribeiro)
Cenário - Errar é humano
Coffee break
Crisis Resources Management (CRM) em Anestesia
Almoço
Disclosure (Guilherme Antonio Moreira de Barros)
Cenário - Disclosure
Erros de medicação (Nathalie Izumi Iritsu)
Coffee break
Cenário - Checklist de Segurança
Experiência do paciente (Simone Mozzilli)
Nova Resolução do CFM (Enis Donizetti Silva)
Discussão

Realização:
SAESP - Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo
Parceria Educacional:
Aspen Pharma

segunda-feira, setembro 09, 2019

Entenda como reduzir o estresse no dia a dia com Dr. Armando Ribeiro - V...

Entenda como reduzir o estresse no dia a dia com Armando Ribeiro no programa Vida Melhor da TV Rede Vida. https://youtu.be/thOdqSmSFYQ

Exame Fórum 2019

Exame Fórum 2019
Como recuperar o foco no desenvolvimento?

A hora certa, o lugar certo e a grande oportunidade de falar com os principais decisores e as novas lideranças do país.

A renovação política, os desafios da segurança pública, as perspectivas econômicas, a recuperação dos estados, os próximos passos para o Brasil avançar. Para as questões mais relevantes no atual momento, convidados com o poder de fazer a diferença. Afinal, estar frente a frente com quem define as agendas mais importantes é essencial também para os negócios. #exameforum2019

Prof Armando Ribeiro teve a honra de participar dos debates e reflexões do "Exame Fórum 2019" realizado no auditório do Hotel Unique (SP) e organizado pela revista Exame da Editora Abril com patrocínio do banco BTG Pactual.

Abertura do evento "Exame Fórum 2019" por Fábio Carvalho.

O Brasil de hoje e os caminhos para o desenvolvimento.

 Uma escalada da violência 

 Um cenário melhor no futuro?

Indicadores de violência e mudanças na legislação - o Brasil está avançando?

Reforma do Estado, desburocratização e produtividade.

“O Brasil e a tecnologia: onde não há crise”

“O Brasil e a nova economia”

Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente

João Dória (Governador de SP) no Exame Fórum 2019

“Encontro com governadores: Como recuperar os estados?” 
Camilo Santana - Governador do Ceará 
Rui Costa - Governador da Bahia 
Wilson Witzel - Governador do Rio de Janeiro 
Helder Barbalho - Governador do Pará


Talk Show “O Brasil que queremos” com Luciano Huck no #exameforum2019

quinta-feira, setembro 05, 2019

Gestão do Estresse e Bem-estar no programa Vida Melhor da TV Rede Vida

Prof Armando Ribeiro teve a honra de ser o especialista convidado pela produção do programa Vida Melhor da TV Rede Vida e apresentado por Cláudia Tenório para discutir as mais recentes pesquisas sobre gestão do estresse e promoção do bem-estar e da qualidade de vida.

Aprender a gerenciar o estresse através de atitudes de autocuidado (selfcare) se torna cada vez mais importante na sociedade do século XXI. Alguns pilares da gestão do estresse, entre eles, alimentação saudável, atividade física regular, sono reparador, cessação do tabagismo e consumo moderado de álcool, relacionamentos saudáveis e gestão do estresse devem fazer parte de uma rotina de autocuidado. Segundo a definição do American College of Lifestyle Medicine, a "Medicina do Estilo de Vida" consiste no "uso terapêutico de intervenções de estilo de vida baseadas em evidências, para tratar e prevenir doenças a ele relacionadas em um cenário clínico. Ela capacita os indivíduos com o conhecimento e as habilidades para fazerem mudanças de comportamento eficazes, que abordem as causas subjacentes da doença."

Bastidores da TV Rede Vida.

 Bastidores da TV Rede Vida.

 Sala de Convidados.