sábado, junho 08, 2019

Aula de Medicina Comportamental curso de Especialização em TCC do Amban Inst Psiq HC FMUSP


Módulo de Medicina Comportamental do curso de pós-graduação (especialização) em "Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental" do Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP). Prof Armando Ribeiro tem a honra e o desafio de transmitir aos alunos da pós-graduação as mais recentes informações sobre a aplicação da Medicina Comportamental no campo da saúde mental e das diferentes especialidades médicas. Os módulos acontecem no complexo hospitalar do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.

Segundo a Society of Behavioral Medicine (SBM) a Medicina Comportamental (Behavioral Medicine) "é o campo interdisciplinar relacionado com o desenvolvimento e a integração de conhecimentos e técnicas de ciências comportamentais, psicossociais e biomédicas relevantes para a compreensão da saúde e da doença e a aplicação desse conhecimento e dessas técnicas à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação."

"Comprimidos aliviam a dor, 
mas só o amor alivia o sofrimento."
(Patch Adams)

Médicos e psicólogos do curso de especialização em "Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental" do Programa de Ansiedade do IPq-HCFMUSP.


Durante o módulo de Medicina Comportamental, diversos exercícios práticos e vivências são oferecidos para a experimentação dos alunos. Aprender na prática, experimentando, discutindo e refletindo criticamente sobre as práticas que podem ser aplicadas aos pacientes nos mais diversos contextos terapêuticos. Nesta imagem, os alunos vivenciam uma prática meditativa conhecida por "Meditação Amor / Bondade"  ou "Loving - Kindness Meditation" (Metta em páli). 

Estudos científicos vem demonstrando o efeito psicofisiológico da prática de "Meditação Amor / Bondade" na saúde biopsicossocial, entre eles destacam-se: 

1. Aumenta Emoções Positivas e Diminui Emoções Negativas
2. Aumenta o tônus ​​vagal, que aumenta as emoções positivas e sentimentos de conexão social
3. Diminui enxaquecas
4. Diminui a dor crônica
5. Diminui o TEPT
6. Diminui transtornos do espectro da esquizofrenia
7. Ativa empatia e processamento emocional no cérebro
8. Aumenta o volume de massa cinzenta
9. Aumenta a arritmia sinusal respiratória (RSA)
10. Diminui o comprimento dos telômeros - um marcador biológico do envelhecimento
11. faz de você uma pessoa mais útil
12. Aumenta a compaixão
13. Aumenta a empatia
14. Diminui seu preconceito em relação aos outros
15. Aumenta as conexões sociais
16. Reduz a autocrítica
17. É eficaz mesmo em pequenas doses
18. Tem um impacto de longo prazo

Após a prática meditativa, os alunos debatem sobre percepções, aplicações e tiram dúvidas sobre a aplicação deste exercício nas mais diversas condições clínicas, incluindo os transtornos mentais (ex. ansiedade, depressão e etc.), dor crônica, cardiopatias, entre outros.

Os alunos experimentam a utilização de diversos recursos tecnológicos que podem ser utilizados de forma complementar as estratégias cognitivas e comportamentais tradicionais. Entre eles, destacam-se: realidade aumentada / realidade virtual, biofeedback, neurofeedback, neuromodulação autorregulável, entre outros.


 Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário