Pular para o conteúdo principal

Aula de Medicina Comportamental curso de Especialização em TCC do Amban Inst Psiq HC FMUSP


Módulo de Medicina Comportamental do curso de pós-graduação (especialização) em "Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental" do Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP). Prof Armando Ribeiro tem a honra e o desafio de transmitir aos alunos da pós-graduação as mais recentes informações sobre a aplicação da Medicina Comportamental no campo da saúde mental e das diferentes especialidades médicas. Os módulos acontecem no complexo hospitalar do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.

Segundo a Society of Behavioral Medicine (SBM) a Medicina Comportamental (Behavioral Medicine) "é o campo interdisciplinar relacionado com o desenvolvimento e a integração de conhecimentos e técnicas de ciências comportamentais, psicossociais e biomédicas relevantes para a compreensão da saúde e da doença e a aplicação desse conhecimento e dessas técnicas à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação."

"Comprimidos aliviam a dor, 
mas só o amor alivia o sofrimento."
(Patch Adams)

Médicos e psicólogos do curso de especialização em "Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental" do Programa de Ansiedade do IPq-HCFMUSP.


Durante o módulo de Medicina Comportamental, diversos exercícios práticos e vivências são oferecidos para a experimentação dos alunos. Aprender na prática, experimentando, discutindo e refletindo criticamente sobre as práticas que podem ser aplicadas aos pacientes nos mais diversos contextos terapêuticos. Nesta imagem, os alunos vivenciam uma prática meditativa conhecida por "Meditação Amor / Bondade"  ou "Loving - Kindness Meditation" (Metta em páli). 

Estudos científicos vem demonstrando o efeito psicofisiológico da prática de "Meditação Amor / Bondade" na saúde biopsicossocial, entre eles destacam-se: 

1. Aumenta Emoções Positivas e Diminui Emoções Negativas
2. Aumenta o tônus ​​vagal, que aumenta as emoções positivas e sentimentos de conexão social
3. Diminui enxaquecas
4. Diminui a dor crônica
5. Diminui o TEPT
6. Diminui transtornos do espectro da esquizofrenia
7. Ativa empatia e processamento emocional no cérebro
8. Aumenta o volume de massa cinzenta
9. Aumenta a arritmia sinusal respiratória (RSA)
10. Diminui o comprimento dos telômeros - um marcador biológico do envelhecimento
11. faz de você uma pessoa mais útil
12. Aumenta a compaixão
13. Aumenta a empatia
14. Diminui seu preconceito em relação aos outros
15. Aumenta as conexões sociais
16. Reduz a autocrítica
17. É eficaz mesmo em pequenas doses
18. Tem um impacto de longo prazo

Após a prática meditativa, os alunos debatem sobre percepções, aplicações e tiram dúvidas sobre a aplicação deste exercício nas mais diversas condições clínicas, incluindo os transtornos mentais (ex. ansiedade, depressão e etc.), dor crônica, cardiopatias, entre outros.

Os alunos experimentam a utilização de diversos recursos tecnológicos que podem ser utilizados de forma complementar as estratégias cognitivas e comportamentais tradicionais. Entre eles, destacam-se: realidade aumentada / realidade virtual, biofeedback, neurofeedback, neuromodulação autorregulável, entre outros.


 Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...