Pular para o conteúdo principal

Soft Skills na Clínica Pediátrica - Curso de Atualização em Nutrologia Pediátrica

Um bocadinho da deliciosa conversa com os pediatras que resistem a cultura do caminho mais fácil (desembalar menos)... e dedicam suas vidas para uma infância mais nutritiva de afetos e doçuras do bem viver... (descascando mais). Curso de Atualização em Nutrologia Pediátrica do CAEPP - Cursos de Especialização e Atualização em Pediatria ministrado por docentes do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - IC-HCFMUSP e coordenado pela médica pediatra e nutróloga Profa. Dra. Denise Lellis. 👩🏻‍⚕️🍎

“Desenvolvendo competências não-técnicas ‘essential skills’ na clínica pediátrica” foi a minha aula no curso de atualização em “Nutrologia Pediátrica” coordenado pela Dra Denise Lellis no CAEPP / IC-HCFMUSP.

Bastidores da palestra sobre "soft skills" na prática pediátrica.

A Nutrologia estuda a interação dos alimentos com as atividades fisiológicas do ser humano. Realmente, somos o que comemos, desde o nascimento até a idade adulta. Os nossos hábitos alimentares podem determinar saúde ou doença (subnutrição ou obesidade).

A criança deve receber a nutrição mais adequada para o seu crescimento e desenvolvimento desde os primeiros dias de vida. O nutrólogo pediátrico pode realizar a melhor orientação e detectar possíveis carências nutricionais que potencialmente levam a prejuízo do crescimento e desenvolvimento cerebral/retiniano.

O nutrólogo pediátrico pode orientar e tratar as situações de subnutrição que comumente acompanham a queixa de “meu filho não come”, tão comum nos primeiros anos de vida. No outro extremo, é necessário enfatizar que aproximadamente 95% dos casos de obesidade na infância e adolescência são secundários aos maus hábitos alimentares e estilo de vida inadequado, sendo amplamente possível a prevenção e o tratamento desta epidêmica condição clínica nutricional. (Informações do site do Hospital Israelita Albert Einstein).


Feedback do curso...

Aprendendo com excelência...

Capa do slide.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...  Aumenta a empatia, gera paz, aumenta a generosidade e outras condutas positivas da vida social, relaxamento, melhora o sistema imunológico, eleva a autoestima, aumenta o altruísmo, gera ocitocina, melhora a pressão arterial!  Precisa de mais motivos para dar aquele abraço nas pessoas queridas? Pratique a "abraçoterapia"!