quinta-feira, fevereiro 14, 2019

Psicoterapia Positiva é tema no programa Vida Melhor da TV Rede Vida

Prof Armando Ribeiro foi o especialista convidado para abordar o tema "Psicoterapia Positiva" no programa Vida Melhor da TV Rede Vida e apresentado por Cláudia Tenório.

Psicoterapia Positiva – pode ser compreendida como um processo terapêutico, embasado cientificamente, que além de reduzir os sintomas negativos presentes nos transtornos mentais (ex. depressão, ansiedade e etc.), busca desenvolver estratégias para o fortalecimento das forças de caráter, através do modelo PERMA (P = emoções positivas, E = engajamento / flow, R = relacionamentos positivos, M = significado / propósito e A = realizações, além do mais novo elemento Vitalidade / estilo de vida)  e demais estratégias baseadas nos preceitos científicos da Psicologia Positiva (ex. diário da gratidão, mindfulness / atenção plena e etc.). É diferente das intervenções padrão para a depressão, porque as emoções positivas e o engajamento são focos-chave, aos invés dos sintomas depressivos (Seligman, Rashid, & Parks, 2006).



Prof Armando Ribeiro apresenta algumas das premissas da Psicoterapia Positiva e salienta que a PP não dispensa a necessidade do uso das terapias convencionais (ex. terapia cognitivo-comportamental, psicanálise, medicação, entre outros) para o tratamento de transtornos mentais e comportamentos disfuncionais. 

Prof Armando Ribeiro nos bastidores dos estúdios do programa Vida Melhor da TV Rede Vida.

 Programação do programa Vida Melhor da TV Rede Vida.

Bastidores da TV Rede Vida em São Paulo (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário